EFEMÉRIDE – José Rubem Fonseca, escritor e guionista do cinema brasileiro, nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 11 de Maio de 1925.
Licenciado em Ciências Jurídicas e Sociais, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, Rubem Fonseca exerceu várias profissões antes de se dedicar integralmente à Literatura. Foi comissário da Polícia, tendo descrito nos seus livros muitos dos factos ocorridos nessa época (1952/1958). Em 1954, estudou matérias policiais, que depois também ensinou, na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Na Escola da Polícia destacou-se em Psicologia. Foi um dos dez polícias escolhidos para se aperfeiçoar nos Estados Unidos em 1953/1954, tendo aproveitado para estudar igualmente Gestão de Empresas na New York University.
As suas obras descrevem geralmente, em estilo simples, a luxúria e a violência urbana, num mundo em que marginais, assassinos, prostitutas, polícias e anónimos convivem numa mistura nem sempre pacífica. Para protagonizar alguns dos seus contos e romances criou um personagem – o advogado Mandrake, mulherengo, cínico, amoral e profundo conhecedor do sub mundo carioca. Algumas das suas obras, com Mandrake como protagonista, foram adaptadas para séries televisivas, com guiões escritos pelo seu filho José Henrique.
Em 2003, venceu o Prémio Camões, a mais prestigiada consagração literária da língua portuguesa. Tem recebido vários prémios por guiões escritos para o cinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário