terça-feira, 27 de maio de 2008

EFEMÉRIDESamuel Dashiell Hammett, escritor norte-americano, criador e clássico do chamado “romance negro”, nasceu em Baltimore, Maryland, em 27 de Maio de 1894. Morreu em Nova Iorque no dia 10 de Janeiro de 1961. A sua contribuição para a literatura americana foi de importância capital, tendo influenciado igualmente escritores como Hemingway, Chandler e Simenon.
Só frequentou a escola até aos 14 anos, pois logo começou a trabalhar para ajudar ao sustento da família. Teve vários ofícios e, mais tarde, foi detective particular durante seis anos, daí a razão de ter começado a escrever novelas de tipo policial.
No princípio dos anos 1920, Hammett revolucionou o romance com a sua escrita seca e visual e com histórias onde as noções do bem e do mal quase não tinham razão de ser. Muitas das suas obras foram adaptadas ao cinema com grande êxito. A sua carreira foi porém muito breve, deixando de escrever em 1934.
O termo “romance negro” (roman noir) só foi inventado depois de 1944 por intelectuais franceses, para identificar obras com personagens duros, violentos e desprovidos de sensibilidade.
A “segunda parte da sua vida” foi dominada pelo álcool e pelas perseguições de que foi alvo, acusado de ser comunista. Acabou por ser preso no período da “caça às bruxas maccartista” e as suas obras foram retiradas das bibliotecas públicas. Alcoólico e tuberculoso, Dashiell Hammett morreria com 66 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...