sábado, 31 de maio de 2008

EFEMÉRIDERainer Werner Fassbinder, actor e realizador de cinema alemão, nasceu em Bad Wörishofen, na Baviera, em 31 de Maio de 1945. Morreu em Munique no dia 10 de Junho de 1982, vítima da ruptura de um aneurisma. Segundo outras versões, a sua morte teria sido provocada pela ingestão de uma overdose de drogas ingeridas porventura com a intenção de suicídio. Tinha apenas 37 anos.
O pai, médico, e a mãe, tradutora, divorciaram-se quando ele tinha apenas seis anos. Interessando-se pelo cinema desde muito novo, não conseguiu contudo frequentar uma escola de cinema como era seu desejo. Acabou os estudos sem obter o bacharelato e exerceu depois diversos ofícios, entre eles o de jornalista.
Durante a sua carreira realizou 43 filmes, trabalhou como actor de cinema e de teatro, foi cameraman, compositor, designer de produção, editor de cinema, produtor de cinema e director de teatro.
Os seus filmes obtiveram sempre grande sucesso, tendo feito em média um filme em cada cem dias. Fassbinder era um homossexual assumido e o tema foi recorrente nas suas obras. O amor lésbico foi, por exemplo, o tema fundamental do seu filme “As lágrimas amargas de Petra von Kant” rodado em 1971.
As paixões íntimas foram a sua forma de retratar uma época e de dar o testemunho das suas dificuldades económicas, políticas, morais e sexuais. Nele sempre houve um lugar essencial para a mulher, propagando diversas fórmulas para a emancipação feminina. A escritora Susan Sontag considerava Fassbinder uma das grandes referências culturais do século XX.
Fassbinder fez um retrato exaustivo da Alemanha e as suas obras são indispensáveis para entender o país. Situou as suas histórias em locais diversos, retratando todas as classes sociais, como a burguesia, os comerciantes, o proletariado, os pobres, os intelectuais, os jornalistas e os emigrantes. Escreveu igualmente várias peças de Teatro, sobretudo entre 1968 e 1971. A partir de 1972 foi aclamado pela crítica nos Festivais de Berlim, mas foi ignorado pelos júris. Só em 1982, com o antepenúltimo filme (“O Segredo de Veronika Voss”), conseguiu ganhar um “Urso de Oiro”.
Fassbinder foi um dos mais importantes representantes da Novo Cinema Alemão (anos 1960/70).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...