domingo, 25 de maio de 2008

EFEMÉRIDERalph Waldo Emerson, filósofo, ensaísta e poeta norte-americano, nasceu em Bóston no dia 25 de Maio de 1803. Morreu em Concord, em 27 de Abril de 1882.
Órfão de pai desde os oito anos, Emerson completou os seus estudos em Harvard graças a uma bolsa de estudos. Foi pastor em Bóston, mas interrompeu a sua actividade religiosa em virtude de divergências doutrinais sobre a eucaristia.
Com trinta anos viajou pela Europa e, de regresso aos Estados Unidos, começou a desenvolver a sua filosofia "transcendentalista", exposta em várias obras (“Natureza”, “Ensaios” e “Sociedade e solidão”). O Clube Transcendentalista de Concord, cujo órgão oficial era a revista The Dial, exerceu grande influência sobre a vida intelectual americana do século XIX.
Apesar de ser mais conhecido como ensaísta, Emerson escreveu e traduziu muitos poemas. A poesia de Emerson inclui os seguintes livros: Poems (1847), May-Day and Other Pieces (1867), Selected Poems (1876) e são notáveis as suas poesias “Threnody”, “Uriel”, “Works and Days” e “Concord Hymn”.
Foi também um estudioso de várias religiões orientais, nomeadamente do hinduísmo, do confucionismo e do sofismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...