quarta-feira, 28 de maio de 2008

EFEMÉRIDE Patrick Victor Martindale White, escritor australiano laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1973, nasceu em Londres, de pais australianos, em 28 de Maio de 1912. Faleceu em Sidney no dia 30 de Setembro de 1990.
Na infância viveu com uma irmã, que servia de preceptora e empregada doméstica, enquanto os pais viviam num apartamento nas proximidades. Aos quatro anos, White começou a sofrer de asma. A falta de saúde excluía-o de diversas actividades infantis, o que estimulou a sua imaginação. Aos dez anos, foi internado na Tudor House School, uma escola nas terras altas da Nova Gales do Sul, numa tentativa de acalmar a asma. A adaptação à convivência com outras crianças da sua idade não foi fácil. Foi por essa altura que White começou a escrever pequenas peças de teatro, sendo de notar a utilização de temas já claramente adultos. Em 1924, com a escola envolvida em problemas financeiros, o director sugeriu que White fosse transferido para uma escola interna na Inglaterra, sugestão que foi aceite pelos pais. A adaptação à nova escola foi muito difícil e ele próprio escreveria mais tarde que «se tinha tratado de uma sentença de prisão de quatro anos». Por vezes gozava as férias com os pais, em vários locais da Europa, mas a sua relação com eles manteve-se sempre distante. Pediu aos pais se podia deixar a Escola para se tornar actor e eles aceitaram, na condição dele regressar à Austrália para experimentar a vida no campo, pois preferiam que ele fosse agricultor. A sua saúde melhorou, mas ficou claro que não tinha qualquer apetência para a vida rural.
De 1932 a 1935 viveu de novo em Inglaterra, estudando literatura francesa e alemã no King's College em Cambridge. Apaixonou-se por um jovem, que tinha vindo para Cambridge com a finalidade de se tornar pastor anglicano, mas não ousou expressar os seus sentimentos com receio de perder a sua amizade. Tal como muitos homossexuais da época, receava que a sua sexualidade o condenasse a uma vida ainda mais solitária.
Ainda como aluno da Universidade de Cambridge, White publicou uma colectânea de poemas intitulada “The Ploughman and Other Poems” e escreveu uma peça de teatro, que foi levada à cena por uma companhia amadora. White licenciou-se em 1935 e foi morar para Londres, num bairro frequentado por artistas. Aqui escreveu várias obras não publicadas e fez a revisão de um romance que escrevera nos seus tempos de vida no campo. Em 1937 o pai morreu, deixando-lhe dez mil libras como herança, o que lhe permitiu dedicar-se integralmente à escrita.
Quando começou a Segunda Guerra Mundial estava nos Estados Unidos. Regressou a Londres, onde ingressou na Royal Air Force como oficial dos serviços de informação e de onde foi enviado para o Médio Oriente. Passou ainda pelo Egipto, Palestina e Grécia antes da guerra acabar. Enquanto esteve no Médio Oriente conheceu um oficial do Exército Grego, Manoly Lascaris, que se tornaria seu companheiro para toda a vida. Regressado à Austrália, só viria a conhecer a fama como escritor a partir dos anos 1960.
É considerado por muitos como o maior romancista de língua inglesa do século XX. De 1935 a 1986, ano em que escreveu o seu último livro, publicou mais de vinte romances, duas recolhas de contos e oito peças de teatro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...