domingo, 18 de maio de 2008

EFEMÉRIDE Isaac Manuel Francisco Albéniz, pianista e compositor espanhol, morreu em Cambo-les-Bains, França, no dia 18 de Maio de 1909, vítima de doença renal. Nascera em Camprodon, em 29 de Maio de 1860. Ficou famoso pelas suas composições para piano, inspiradas na música folclórica espanhola, mas também compôs para outros instrumentos, escrevendo igualmente peças de teatro e canções.
Aos quatro anos deu o seu primeiro concerto em Barcelona, suscitando grande admiração. Aos sete anos, a mãe levou-o para Paris para ser admitido no Conservatório. Voltou no entanto para Espanha “porque estava sempre distraído nas aulas”. Em 1868 ingressou no Conservatório de Madrid, mas o jovem prodígio preferia apresentar-se em concertos e entregar-se a improvisações perante o público.
Aos 12 anos saiu do seu país e percorreu durante dois anos a costa americana do Atlântico, do Rio de Janeiro até Nova Iorque.
De regresso à Europa inscreveu-se no Conservatório de Leipzig, onde ficou apenas dois meses. Estudou depois, durante três anos, no Conservatório de Bruxelas.
Em 1880, encontrou-se em Budapeste com Franz Liszt. Em 1883 voltou a Barcelona, casando com uma aluna e tendo quatro filhos. Mudaram-se para Londres e, em 1893, atraídos pela vida musical parisiense, fixaram-se em Paris.
Isaac Albéniz é considerado uma das maiores figuras da música espanhola.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...