quinta-feira, 30 de outubro de 2008

EFEMÉRIDEDiego Armando Maradona, também conhecido por “El Pibe de Oro” (O Miúdo de Oiro), ex-futebolista argentino, nasceu em Lanús, nos arredores de Buenos Aires, em 30 de Outubro de 1960. É considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos e capitaneou a selecção da Argentina nos Mundiais de 1986, em que contribuiu decisivamente para a conquista do título. Marcou, nos quartos-de-final contra a Inglaterra, um dos mais belos golos da história do futebol, atravessando todo o campo desde a sua defesa, fintando uma série de jogadores adversários, incluindo o guarda-redes, até finalizar para a baliza. Os seus dribles estonteantes, as suas arrancadas de génio e os seus passes precisos, nunca serão esquecidos.
Começou a jogar futebol aos onze anos nos “Cebollitas”. Aos quinze foi contratado por um clube da Primeira Divisão e, em 1979, ganhou com a Argentina o ”Mundial de Sub-21”, sendo considerado o melhor jogador do torneio. Nesse mesmo ano, ganhou a “Bola de Oiro” argentina. Em 1980 transferiu-se para o Boca Juniors e, dois anos mais tarde, para o Barcelona de Espanha. Em 1984 foi contratado pelo Nápoles de Itália, com o qual ganhou dois Títulos (1986/87 e 1989/90), uma Taça (1987), uma Taça UEFA (1989) e uma Super Taça (1990).
Em 1991 começou o seu declínio: descobriram-lhe um filho ilegítimo, falou-se de ligações à máfia napolitana e do consumo de cocaína, foi apanhado nas malhas de um teste anti-doping… Deixou Nápoles e voltou para Espanha, onde jogou pelo Sevilha. Depois, seguiu-se o Newell's Old Boys da Cidade de Rosário na Argentina. Nova detecção de substâncias proibidas no Mundial de 1994, sendo suspenso pela FIFA durante um ano.
Em 1997 ainda voltou a jogar no Boca Juniors, retirando-se definitivamente no dia em que completou 37 anos.
Durante o ano de 2000, e também posteriormente, esteve numa clínica de recuperação em Cuba. Aí decidiu escrever o seu livro autobiográfico “Eu sou o Diego". Nesse mesmo ano, uma votação pública lançada na Internet pela FIFA consagrou-o como “Jogador do Século”. Em 2001 foi organizado um jogo em sua homenagem, em que foi aclamado em delírio pelos espectadores argentinos.
Em 2004 um problema cardíaco deixou-o às portas da morte. Foi operado, sendo-lhe colocada uma banda gástrica, que o fez perder quarenta quilos. Nova cura de desintoxicação.
Em 2005 foi apresentador de televisão, no programa “A noite do Dez”, que recebeu figuras de todo o mundo, como Pelé e Mike Tyson. Em 2006 comentou os Mundiais da Alemanha, para um canal espanhol.
Em 2007 foi internado com uma crise hepática, provocada pelo abuso de álcool e de tabaco.
Em 2008 o realizador sérvio Emir Kusturica apresentou no Festival de Cannes um filme sobre a sua vida. “El Pibe” conseguiu realizar os seus dois desejos, revelados quando tinha apenas doze anos: competir em Mundiais de Futebol e ser Campeão Mundial pelo seu país.
Em 28 de Outubro de 2008, foi nomeado seleccionador nacional de futebol da Argentina.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...