EFEMÉRIDE – Roman Arkadyevich Abramovitch, multimilionário russo de confissão judaica, nasceu em Saratov no dia 24 de Outubro de 1966. Proprietário do clube inglês de futebol Chelsea, ele ficou classificado - em 2007 - entre as dezasseis pessoas mais ricas do planeta. É proprietário de vários iates, de helicópteros, de um Boeing 767 e de muitas e valiosas obras de arte. Recentemente, Abramovitch adquiriu o famoso castelo do Conde Drácula na Roménia por 50 milhões de Euros.
É um homem discreto, apesar da exposição mediática que lhe conferem as suas múltiplas actividades. Exprime-se em público muito raramente, o que leva os jornalistas e biógrafos a especularem sobre as suas motivações e objectivos.
Órfão de mãe aos dezoito meses e de pai aos quatro anos, foi criado por um tio, até aos 8 anos, em Oukhta a 1300 km de Moscovo. Um outro tio continuou a ocupar-se dele na capital moscovita. Prosseguiu os estudos até ser incorporado no exército soviético. Depois do serviço militar, foi integrado no “Instituto do Óleo e do Gás de Moscovo”. Licenciou-se entretanto em Petroquímica e, em 2000, obteve um diploma da Academia de Moscovo.
A sua carreira no mundo do trabalho começou como mecânico, numa empresa de construção (1987). De 1989 a 1991, passou a desenvolver actividades comerciais, beneficiando das reformas de Gorbachev, que autorizavam a criação de pequenas empresas privadas. Dirigiu uma sociedade que fabricava brinquedos.
Com a implosão da União Soviética e a liberalização da economia, Roman começou a interessar-se pelas actividades bolsistas. Figurou entre os primeiros que se interessaram pelos negócios do petróleo, comprando-o localmente e vendendo-o ao estrangeiro. Em 1992 foi acusado de desviar um comboio que transportava milhões de litros de petróleo, mas foi absolvido.
O seu contínuo interesse pelos mercados financeiros fizeram-no enriquecer progressivamente e criar uma boa rede de contactos. Conheceu então Boris Berezovski e a ascensão dos dois homens tornou-se mais rápida. Em 1995, beneficiaram das privatizações decididas por Eltsine. Várias empresas estatais passaram para o domínio da empresa Sibneft, que os dois homens vieram a adquirir em troca de favores políticos e mediante processos pouco claros. Seguiram-se várias compras, vendas e fusões de empresas, que fizeram aumentar o poderio económico de Abramovitch.
Em 1999, foi eleito para a Duma (Assembleia Nacional Russa), como representante de Tchoukotka, uma região pobre e pouco povoada. Esta eleição permitiu-lhe beneficiar de imunidade parlamentar e escapar ao fisco russo. No final do ano 2000, foi eleito governador da mesma região com 90% dos votos. Investiu somas consideráveis de dinheiro, construindo ou renovando as estruturas locais. Entretanto fundou uma organização de ajuda humanitária “Pólo de Esperança”, para ajudar a população durante os rigores do Inverno. Em 2003 informou que não se candidataria a novas eleições. No entanto, em 2004, Putine mudou a lei, abolindo as eleições directas para governador e Abramovitch foi nomeado para um novo mandato.
É a segunda pessoa mais rica do Reino Unido, possuindo inúmeras propriedades em Londres e Sussex. Em 2003, tornou-se proprietário das empresas que controlavam então o Chelsea F. C..
Antes mesmo de tomar posse do Clube, investiu uma fortuna para “limpar” diversas dívidas e injectar dinheiro para a contratação de jogadores. Os resultados não se fizeram esperar...
Contratou os melhores jogadores e treinadores. Inflacionou também o valor das transferências, o que provocou dificuldades aos clubes rivais, mas beneficiou os clubes mais modestos que detinham os passes dos atletas.
Em 2004 tornou-se patrocinador do CSKA de Moscovo para, segundo dizem, demonstrar o seu patriotismo, posto em causa pela sua desmesurada dedicação ao Chelsea. A sua ajuda ao futebol russo estendeu-se ainda à contratação do treinador Guus Hiddink para a selecção nacional (2006) e ao investimento anunciado de 30 milhões de Euros para a construção dum centro de treino destinado às selecções russas.
Sem comentários:
Enviar um comentário