sexta-feira, 24 de outubro de 2008

EFEMÉRIDERoman Arkadyevich Abramovitch, multimilionário russo de confissão judaica, nasceu em Saratov no dia 24 de Outubro de 1966. Proprietário do clube inglês de futebol Chelsea, ele ficou classificado - em 2007 - entre as dezasseis pessoas mais ricas do planeta. É proprietário de vários iates, de helicópteros, de um Boeing 767 e de muitas e valiosas obras de arte. Recentemente, Abramovitch adquiriu o famoso castelo do Conde Drácula na Roménia por 50 milhões de Euros.
É um homem discreto, apesar da exposição mediática que lhe conferem as suas múltiplas actividades. Exprime-se em público muito raramente, o que leva os jornalistas e biógrafos a especularem sobre as suas motivações e objectivos.
Órfão de mãe aos dezoito meses e de pai aos quatro anos, foi criado por um tio, até aos 8 anos, em Oukhta a 1300 km de Moscovo. Um outro tio continuou a ocupar-se dele na capital moscovita. Prosseguiu os estudos até ser incorporado no exército soviético. Depois do serviço militar, foi integrado no “Instituto do Óleo e do Gás de Moscovo”. Licenciou-se entretanto em Petroquímica e, em 2000, obteve um diploma da Academia de Moscovo.
A sua carreira no mundo do trabalho começou como mecânico, numa empresa de construção (1987). De 1989 a 1991, passou a desenvolver actividades comerciais, beneficiando das reformas de Gorbachev, que autorizavam a criação de pequenas empresas privadas. Dirigiu uma sociedade que fabricava brinquedos.
Com a implosão da União Soviética e a liberalização da economia, Roman começou a interessar-se pelas actividades bolsistas. Figurou entre os primeiros que se interessaram pelos negócios do petróleo, comprando-o localmente e vendendo-o ao estrangeiro. Em 1992 foi acusado de desviar um comboio que transportava milhões de litros de petróleo, mas foi absolvido.
O seu contínuo interesse pelos mercados financeiros fizeram-no enriquecer progressivamente e criar uma boa rede de contactos. Conheceu então Boris Berezovski e a ascensão dos dois homens tornou-se mais rápida. Em 1995, beneficiaram das privatizações decididas por Eltsine. Várias empresas estatais passaram para o domínio da empresa Sibneft, que os dois homens vieram a adquirir em troca de favores políticos e mediante processos pouco claros. Seguiram-se várias compras, vendas e fusões de empresas, que fizeram aumentar o poderio económico de Abramovitch.
Em 1999, foi eleito para a Duma (Assembleia Nacional Russa), como representante de Tchoukotka, uma região pobre e pouco povoada. Esta eleição permitiu-lhe beneficiar de imunidade parlamentar e escapar ao fisco russo. No final do ano 2000, foi eleito governador da mesma região com 90% dos votos. Investiu somas consideráveis de dinheiro, construindo ou renovando as estruturas locais. Entretanto fundou uma organização de ajuda humanitária “Pólo de Esperança”, para ajudar a população durante os rigores do Inverno. Em 2003 informou que não se candidataria a novas eleições. No entanto, em 2004, Putine mudou a lei, abolindo as eleições directas para governador e Abramovitch foi nomeado para um novo mandato.
É a segunda pessoa mais rica do Reino Unido, possuindo inúmeras propriedades em Londres e Sussex. Em 2003, tornou-se proprietário das empresas que controlavam então o Chelsea F. C..
Antes mesmo de tomar posse do Clube, investiu uma fortuna para “limpar” diversas dívidas e injectar dinheiro para a contratação de jogadores. Os resultados não se fizeram esperar...
Contratou os melhores jogadores e treinadores. Inflacionou também o valor das transferências, o que provocou dificuldades aos clubes rivais, mas beneficiou os clubes mais modestos que detinham os passes dos atletas.
Em 2004 tornou-se patrocinador do CSKA de Moscovo para, segundo dizem, demonstrar o seu patriotismo, posto em causa pela sua desmesurada dedicação ao Chelsea. A sua ajuda ao futebol russo estendeu-se ainda à contratação do treinador Guus Hiddink para a selecção nacional (2006) e ao investimento anunciado de 30 milhões de Euros para a construção dum centro de treino destinado às selecções russas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...