segunda-feira, 6 de outubro de 2008

EFEMÉRIDERoland Adrien Georges Garros, pioneiro da aviação francesa, nasceu em Saint-Denis de la Réunion no dia 6 de Outubro de 1888. Morreu em combate, nas Ardenas, em 5 de Outubro de 1918.
Foi campeão de França de ciclismo em 1906. O primeiro avião pilotado por Garros foi, em 1909, o “Demoiselle” de Santos Dumont. O avião só voava bem se o piloto fosse pequeno e leve, o que era o seu caso. Dois anos mais tarde qualificou-se para pilotar os monoplanos “Blériot”, tendo disputado com eles várias corridas aéreas.
Esteve no Brasil, onde ensinou pilotagem no Estado de São Paulo. Em 9 de Março de 1912, juntamente com Eduardo Pacheco Chaves, cada qual pilotando o seu próprio avião, realizou a primeira viagem aérea São Paulo - Santos - São Paulo.
Em 1913 passou a voar num “Morane Saulnier”. Em 23 de Setembro desse mesmo ano, efectuou a primeira travessia aérea do Mediterrâneo sem escala, em 7 h 53 m, apesar de um motor se ter avariado por cima da Córsega. Tinha partido da cidade de Fréjus na costa sul da França. Restavam-lhe cinco litros de gasolina, quando se pousou em Bizerte, na Tunísia.
O conflito de 1914-1918 transformou-o em piloto de guerra, tendo obtido quatro vitórias. No fim de 1914, participou no aperfeiçoamento dos tiros de metralhadora através das hélices. Abatido pelos alemães, foi feito prisioneiro. Na tentativa de ocultar a nova arma, tentara destruir o seu avião antes de ser capturado, porém não o conseguiu e o seu sistema foi então estudado e aperfeiçoado por Anthony Fokker, do que vieram a beneficiar os alemães.
Conseguiu fugir três anos depois, retomou o posto na sua esquadrilha, mas foi morto durante um combate aéreo, na véspera de completar trinta anos. Fora nomeado Oficial da Legião de Honra em Março de 1918.
Membro do “Stade Français” desde 1906, o seu nome foi dado postumamente (1927) ao estádio de ténis parisiense. Em sua homenagem, também o aeroporto internacional da Reunião tem o seu nome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...