sexta-feira, 10 de outubro de 2008

EFEMÉRIDE Lin Yutang, escritor, tradutor e inventor chinês, nasceu em Banzi, Fujian, no sudeste da China, em 10 de Outubro de 1895. Morreu em Yangmingshan, Taipé, em Taiwan, no dia 26 de Março de 1976. Os seus trabalhos originais e as traduções que fez de vários clássicos chineses são muito populares no Ocidente.
Lin nasceu numa região montanhosa, que lhe deixou uma impressão profunda na sua consciência, de tal modo que se considerou sempre um filho das montanhas e, num dos seus livros, escreveu mesmo que, para si, viver num apartamento citadino era como viver no Inferno.
Completou o seu bacharelado na St. John's University em Xangai. Mais tarde, obteve uma bolsa que lhe permitiria doutorar-se na Universidade Harvard nos Estados Unidos da América. Mudou-se no entanto para a Europa, acabando por obter o doutoramento em Leipzig na Alemanha. De 1923 a 1926 foi professor de Literatura Inglesa na Universidade de Pequim.
Empenhou-se igualmente na formulação de um novo método de transliteração da língua chinesa e inventou uma máquina de escrever adaptada aos caracteres chineses. Em 1928, viveu nos Estados Unidos, onde eram realizadas as suas transliterações de textos chineses, tornando-os muito populares. Voltou aos Estados Unidos em 1931.
Os seus diversos trabalhos representaram uma tentativa importante de eliminar as barreiras entre o Ocidente e o Oriente. Os dois primeiros livros que redigiu em inglês “Minha terra e meu povo” (1935) e “A importância de viver” (1937) trouxeram-lhe o reconhecimento internacional. Foi várias vezes nomeado para o Prémio Nobel de Literatura.
Quando faleceu, foi sepultado na sua própria casa em Taipé que, entretanto, foi transformada em museu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...