EFEMÉRIDE – Públio Virgílio Maron (em latim Publius Vergilius Maro), poeta romano, nasceu em Andes, região de Mântua, no dia 15 de Outubro de 70AC. Morreu em Brindisi, em 21 de Setembro de 19AC.
A sua obra mais conhecida é a “Eneida”, que rivaliza em prestígio com as também célebres “Ilíada” e “Odisseia” do poeta Homero. Ainda em vida, Virgílio foi considerado como «O grande poeta romano» e «O maior expoente da literatura latina».
Filho de uma família da pequena burguesia, alcançou pelo casamento uma boa situação económica, que lhe permitiu estudar com grandes Mestres de Cremona, Milão, Roma e Veneza, matérias tão diversas como Filosofia, Letras, Direito, Medicina e Matemática.
Amigo do poeta Horácio, que ele considerava «a metade da sua alma», e protegido por Mecenas, como ele também, conseguiu entrar em contacto com o Imperador, de quem recebeu o incentivo para escrever a “Eneida”.
Admirador da cultura helénica, viajou até à Grécia, para realizar um velho sonho. Morreu no regresso, junto de Brindisi. O seu túmulo encontra-se em Nápoles.
A obra de Virgílio compreende, entre outras obras de menor importância, as “Bucólicas” ou “Éclogas” e as “Geórgicas”, estas dedicadas ao seu protector Mecenas e fazendo a apologia da vida rural.
Literariamente, as “Geórgicas” são consideradas a sua obra mais perfeita. A “Eneida”, obra que o poeta considerou inacabada, a ponto de pedir, no leito de morte, que fosse queimada, constitui porém uma epopeia nacional. Consta de doze livros e influenciou grandes poetas como o francês Ronsard e o português Luís de Camões.
Sem comentários:
Enviar um comentário