terça-feira, 28 de outubro de 2008

EFEMÉRIDEMarcel Cerdan, de seu verdadeiro nome Marcellin Cerdan, campeão de boxe francês, morreu em São Miguel, nos Açores, em 28 de Outubro de 1949. O seu corpo foi inumado em Marrocos. Nascera em Sidi-Bel-Abbès, na Argélia, em 22 de Julho de 1916.
Em 1922, a família instalou-se em Casablanca e Marcel começou a praticar boxe com a idade de 8 anos. Aos dezoito, disputou em Meknès o seu primeiro combate como profissional. Casou-se com Marinette Lopez em 27 de Janeiro de 1943.
Nos anos 1940 começou a competir em Paris, na Sala Wagram, semeando o “terror” nos ringues e passando a ser conhecido por “Bombardeiro Marroquino”. Depois de ter ganho os títulos franceses e europeus, tornou-se campeão do mundo em 21 de Setembro de 1948. Foi por esta época que viveu uma bela história de amor com a cantora Édith Piaf.
Foi batido por Jaken La Motta, em Detroit, no dia 16 de Junho de 1949. A desforra estava prevista para 2 de Dezembro do mesmo ano no Madison Square Garden.
Depois de um “combate exibição” em Troyes, Marcel recebeu um telefonema de Édith Piaf e mudou a sua viagem, que estava prevista de barco, para apanhar um avião e assim estar junto dela mais rapidamente. Em 27 de Outubro de 1949, Cerdan embarcou num Lockheed Constellation, que assegurava a linha Paris - Nova Iorque, para se juntar a Édith Piaf e iniciar também os treinos para o combate com La Motta. O avião colidiu na noite de 27 para 28 com o Pico de Vara, uma montanha da Ilha de São Miguel no arquipélago dos Açores. Não houve sobreviventes entre os 48 passageiros. O avião cargueiro “Liberator” levou o seu corpo dos Açores para Casablanca, onde ficou exposto na capela do Estádio Lyautey. Durante dois dias e duas noites, toda a cidade desfilou em frente do seu caixão. Lutas seculares foram esquecidas. Unidos na mesma dor, encontravam-se Muçulmanos, Israelitas, Católicos, Árabes e Europeus. Esta terá sido a última vitória de Cerdan, talvez a mais bela da sua curta vida.
Disputara ao todo 123 combates, dos quais ganhou 119 e perdeu apenas 4. Das 119 vitórias, 61 foram por obtidas por KO. Dos 61 “KO”, doze foram obtidos no primeiro round, sendo o mais rápido aos 22 segundos. Foi cinco vezes campeão de França, quatro vezes da Europa e uma vez do Mundo.
Recebeu a título póstumo a Legião de Honra Francesa. Em 28 de Outubro de 1995, a pedido da sua viúva Marinette, os restos mortais de Marcel Cerdan foram repatriados para França, onde repousam no cemitério de Perpignan.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...