quinta-feira, 16 de outubro de 2008

16 DE OUTUBRO - OSCAR WILDE

EFEMÉRIDE Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, escritor irlandês, nasceu em Dublin no dia 16 de Outubro de 1854. Faleceu em Paris, vítima de um violento ataque de meningite, agravado pelo consumo de álcool e pela sífilis, em 30 de Novembro de 1900.
Estudou no Trinity College de Dublin, ganhando mais tarde uma bolsa de estudos para o Magdalen College de Oxford. Saiu de Oxford em 1878, depois de ter ganho o prémio "Newdigate" com o poema "Ravenna". Fixou-se em Londres, começando uma vida social bastante agitada e caracterizada por atitudes extravagantes. Foi convidado para ir aos Estados Unidos fazer uma série de palestras sobre o movimento estético por ele fundado - o “dandismo”.
Em 1883, mudou-se para Paris, integrando-se no mundo literário local, o que o levou a abandonar o “dandismo”. Voltou para Inglaterra, casou-se e foi morar em Chelsea, um bairro de artistas londrino. O melhor período intelectual de Oscar Wilde situou-se entre 1887 a 1895.
Em 1892, começou uma série de bem sucedidas comédias, hoje clássicos da dramaturgia britânica. Publicou também alguns contos, que escrevera para os filhos. Um dos seus melhores romances foi “O Retrato de Dorian Gray”, no qual dissecou a arte, a vaidade e as manipulações humanas. Muitos consideram esta a sua obra-prima, sobretudo pela riqueza dos diálogos.
A situação financeira de Wilde era óptima, a fama cada vez maior e o sucesso literário era acompanhado de uma vida mundana e excêntrica.
Em Maio de 1895, após três julgamentos, foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados, por “cometer actos imorais com diversos rapazes”. Após esta condenação, a vida mudou radicalmente para Óscar Wilde, que viu degradar-se rapidamente a sua saúde e a sua reputação.
Foi libertado em Maio de 1897. Passou a morar em Paris e a usar o pseudónimo Sébastien Melmoth. Vestia-se então de maneira mais simples e morava numa casa bastante modesta. Acabou os seus dias na solidão e quase na miséria.
Escreveu ao todo nove peças de teatro de sucesso, vários poemas, romances, novelas e ensaios. Cinco das suas obras foram adaptadas ao cinema. Da sua vida foram feitos igualmente dois filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...