segunda-feira, 13 de outubro de 2008

EFEMÉRIDENana Mouskouri, de seu verdadeiro nome Yoánna Moúskouri, cantora e política grega, nasceu em Chania, Creta, no dia 13 de Outubro de 1934.
A família mudou-se para Atenas, quando ela tinha três anos de idade. Começou muito nova a interessar-se pelas artes em geral e pela música em particular. A sua infância ficou marcada pela invasão nazi da Grécia, tendo o pai feito parte da Resistência Grega.
Os pais trabalharam arduamente para lhe possibilitarem os estudos musicais. A fim de que Nana não desistisse de estudar canto, devido a dificuldades financeiras, uma professora - que via nela um talento inigualável - ofereceu-se mesmo para continuar a dar-lhe aulas gratuitamente. Entrou aos quinze anos para o Conservatório de Atenas, onde estudou canto, piano e harmonia, durante oito anos.
Nana tem uma corda vocal mais grossa do que outra, o que contribui para que possua uma voz única: grave quando fala e cristalina quando canta.
A sua carreira, começada em 1958, levou-a a gravar mais de 1500 canções em várias línguas, tais como o grego, o inglês, o francês, o espanhol, o alemão, o português, o hebreu, o japonês e o italiano, entre outras.
Em 1963 foi escolhida para representar o Luxemburgo no Concurso da Eurovisão da Canção.
Ao longo da sua carreira abordou vários tipos de música: folclore, jazz, pop e clássica (Verdi e Mozart).
Correu o Mundo durante mais de quarenta anos, tendo ganho cerca de 300 discos de oiro, diamante e platina.
A UNICEF, dada a sua notoriedade, nomeou-a sua Embaixadora em 1993. Foi deputada europeia de 1994 a 1999, pelo partido grego Nova Democracia.
Em 2005, Nana Mouskouri fez uma tournée de despedida que a levou da Europa até à Austrália.
Foi nomeada Oficial da Legião de Honra Francesa em 14 de Julho de 2006 e recebeu o Grande Prémio Sacem no mesmo ano.
Em 2007 entrou na lista das “120 personalidades mais ricas domiciliadas na Suíça”, país onde actualmente vive com um filho.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...