quinta-feira, 23 de outubro de 2008

EFEMÉRIDE Pierre Athanase Larousse, pedagogo, editor e enciclopedista francês, nasceu em Toucy, Yonne, no dia 23 de Outubro de 1817. Faleceu em Paris, em 3 de Janeiro de 1875.
A sua infância foi dividida entre a escola, o campo e os livros. Quanto tinha dezasseis anos, ganhou uma bolsa da Universidade para concluir a sua formação em Versalhes. Cinco anos depois, regressou à sua terra natal para trabalhar já como professor. Viu-se confrontado com métodos e manuais de ensino, que considerou muito antiquados e que tentou modificar. Em 1840 abandonou a escola em que leccionava, para se dedicar inteiramente à sua grande vocação. Apesar dos seus poucos recursos foi para Paris, onde seguiu cursos gratuitos na Sorbonne, estudou no Conservatório das Artes e Ofícios, no Museu Nacional de História Natural e no Colégio de França, frequentando ao mesmo tempo grandes bibliotecas. Estudou latim, grego, linguística, sânscrito, chinês, literatura francesa e estrangeira, história, filosofia, mecânica e astronomia. O seu objectivo era «saber tudo, em todos os domínios». O seu outro projecto era preparar a edição de novos manuais escolares, destinados às escolas primárias. Em 1840, publicou a sua primeira obra, uma gramática: “A lexicologia das escolas”. Era a primeira pedra de um edifício monumental em gestação.
Em 1851, Pierre Larousse teve um encontro com Augustin Boyer, um professor que acabava de abandonar o magistério e pretendia iniciar-se no comércio. Os dois tornaram-se amigos e fundaram, em 1852, a Livraria Larousse. A partir de então, Pierre revolucionou o ensino do francês, com o objectivo de estimular a criatividade, inteligência e capacidade de raciocínio das crianças.
Em 1856, lançou, com grande êxito, o Novo Dicionário da Língua Francesa, precursor do famoso Petit Larousse. Desde há muito que ele tinha outro projecto em mente: a elaboração de uma enciclopédia. Seria um livro em que, de acordo com as suas próprias palavras, «seria possível encontrar, por ordem alfabética, todo o conhecimento que tem enriquecido o espírito humano» e que, simultaneamente, não fosse dirigido apenas a uma elite, mas a toda a sociedade, para «instruir toda a gente, sobre todas as coisas». Este projecto começou a concretizar-se em 1863, com o lançamento dos primeiros fascículos do Grande Dicionário Universal,
Pierre Larousse sofreu, entretanto, uma embolia cerebral causada por esgotamento devido ao excesso de trabalho. Em 1871, foi afectado por uma paralisia e veio a falecer em 1875, sem chegar a ver sua obra concluída. Felizmente que teve continuadores.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...