sábado, 25 de outubro de 2008

EFEMÉRIDEGeoffrey Chaucer, escritor, filósofo e diplomata inglês, morreu em 25 de Outubro de 1400. Nascera em Londres, em data desconhecida, provavelmente em 1343. É-lhe frequentemente atribuído o título de “Pai da Literatura Inglesa”. A sua principal obra, “Os Contos da Cantuária”, começou a ser escrita em 1387, quando da morte de sua mulher, e é uma das mais importantes obras da literatura medieval inglesa.
Considerado um dos grandes poetas da língua inglesa, ele viveu na corte, tendo sido pajem do filho do rei Eduardo III, o que lhe garantiu excelente educação e também a possibilidade de se dedicar à Literatura. Foi exímio tradutor de francês e latim. Durante a Guerra dos Cem Anos, onde participou como combatente, foi feito prisioneiro em França, o que lhe veio a facilitar o conhecimento da “poesia cortês”, que aguçou o seu ouvido de poeta para a musicalidade.
Cumpriu missões diplomáticas entre 1370 e 1378. Homem habituado a lidar com Tratados, foi enviado a Flandres, Navarra, França e Itália, onde aproveitou também para entrar em contacto directo com obras de Dante, de Boccaccio e de Petrarca. A riqueza filológica que o cercava foi incorporada na sua obra, dotando a língua inglesa, desde aqueles tempos, da abertura e plasticidade que fez dela um idioma universal por excelência, sempre pronto a acolher as contribuições estrangeiras vindas das mais diversas proveniências.
Mais tarde, foi colocado como verificador nas alfândegas do porto de Londres, escrevendo nesse período a maioria das suas obras.
Foi o primeiro homem de letras a ser enterrado em Westminster, a abadia que tinha abrigado até ali apenas as sepulturas reais de Inglaterra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...