domingo, 29 de março de 2009

EFEMÉRIDEEduardo Prado Coelho, escritor e professor universitário português, nasceu em Lisboa no dia 29 de Março de 1944. Faleceu, também na capital portuguesa, em 25 de Agosto de 2007, na sequência de problemas cardíacos.
Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 1983. Em 1984 passou para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde foi professor no Departamento de Ciências da Comunicação.
Em 1975-76 foi Director-Geral de Acção Cultural no Ministério da Cultura, criado com a Revolução de Abril. Em 1988 foi para Paris ensinar no Departamento de Estudos Ibéricos da Universidade da Sorbonne. Entre 1989 e 1998 foi conselheiro cultural na Embaixada de Portugal em Paris. Foi Comissário para a Literatura e o Teatro na Europália Portuguesa (1990). Colaborou na área de colóquios na "Lisboa - Capital Europeia da Cultura - 94". Em 1997, tornou-se director do Instituto Camões em Paris.
Regressou a Portugal em Outubro de 1998, tendo reocupado o cargo de professor na Universidade Nova de Lisboa. Foi o comissário da participação portuguesa no "Salon du Livre/2000".
Colaborou em vários jornais e revistas e publicava uma crónica semanal no jornal Público, a última das quais nas vésperas da sua morte
Foi autor de ampla bibliografia universitária e ensaística. Em 1996, recebeu o “Grande Prémio de Literatura Autobiográfica” da Associação Portuguesa de Escritores e, em 2004, o “Grande Prémio de Crónica João Carreira Bom”.
Foi membro do Conselho Directivo do Centro Cultural de Belém, do Conselho Superior do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, do Conselho de Opinião da Radiodifusão Portuguesa e do Conselho de Opinião da Radiotelevisão Portuguesa.
Publicou nos seus últimos anos de vida “Diálogos sobre a fé” (com D. José Policarpo) e “Nacional e Transmissível” (2006).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...