segunda-feira, 2 de março de 2009

EFEMÉRIDEJohn Winslow Irving, de seu verdadeiro nome John Wallace Blunt Jr, romancista norte-americano e vencedor de um Oscar como guionista, nasceu em Exeter (New Hampshire) no dia 2 de Março de 1942.
Irving foi aclamado depois do sucesso internacional de “The Word According to Garp” publicado em 1978. A partir daí todos os seus livros se tornaram best-sellers e muitos foram adaptados ao cinema.
Nascido fora dos laços do casamento de sua mãe, esta recusou-se sempre a desvendar a identidade do pai, fazendo-o adoptar o apelido do pai adoptivo. Até metade do século XX, John Irving nunca procurou descobrir quem era o pai biológico. Só mais tarde, aos sessenta anos, conheceu o nome do seu progenitor, John Blunt, entretanto já falecido.
O facto de não ter conhecido o pai marcou muitas das suas obras. Tendo nascido durante a Segunda Guerra Mundial, os feridos da guerra estão também presentes nos seus livros.
John Irving estudou em Exeter, onde foi um aluno medíocre por causa de uma dislexia ainda não diagnosticada. Era no entanto um lutador excepcional. A emancipação das mulheres, a luta e a vida universitária na Nova Inglaterra ocupam também um lugar de destaque nos seus romances
Durante os estudos em Exeter, Irving foi aconselhado por um romancista e célebre teólogo e por um professor de literatura, que o ajudariam mais tarde a ingressar no Iowa Writers' Workshop (Atelier dos Escritores do Iowa). Estudou depois na Universidade de Pittsburg e obteve um diploma na Universidade de New Hampshire. Em 1963 obteve uma bolsa para estudar no estrangeiro, tendo escolhido Viena de Áustria.
Começou a sua carreira literária aos 26 anos, publicando o romance “Liberdade para os Ursos”. Os seus primeiros livros foram bem acolhidos pela crítica, mas não constituíram sucessos editoriais. Mudou então para outro editor (Dutton Books) e os êxitos começaram. Notam-se na obra de John Irving algumas influências de Günter Grasse e de Charles Dickens.
Actualmente, partilha o seu tempo entre as residências que possui, no Vermont, em Toronto, e em Nova Iorque.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...