EFEMÉRIDE – Sabiha Gökçen, a primeira mulher aviadora turca e, também, a primeira mulher do mundo a ter pilotado um avião de combate, faleceu em Ancara no dia 22 de Março de 2001. Nascera em 21 de Março de 1913, em Bursa.
Era filha adoptiva de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da República da Turquia. Sabiha perdera o pai e a mãe durante a Primeira Guerra Mundial. Atatürk encontrou-a quando de uma visita à cidade de Bursa em 1925. Com apenas doze anos e vivendo com grandes dificuldades, ela demonstrou o desejo de estudar. Atatürk, adoptou-a e pô-la a estudar, primeiro num colégio em Ancara e depois num liceu para raparigas em Istambul.
Atatürk, que tinha muita esperança no futuro da aviação, criou uma escola da especialidade, que foi inaugurada em 1935. Depois da cerimónia inaugural, houve uma apresentação de planadores e pára-quedistas estrangeiros e ele propôs a Sabiha a carreira de pára-quedista, o que ela aceitou, inscrevendo-se como primeira estagiária feminina. O que lhe interessava mais, porém, era poder pilotar um avião. Obteve em pouco tempo a licença de pilotagem e foi enviada para a União Soviética, juntamente com oito outras pessoas, para aperfeiçoar a formação.
No princípio de 1936, Atatürk pediu-lhe para se apresentar na Academia da Força Aérea Turca, «para se tornar na primeira mulher piloto de combate do mundo». Seguiu uma formação adequada, voando em aparelhos Bréguet e Curtiss Hawk II. Aprendeu depois a pilotar bombardeiros na base de Eskişehir. Em 1938 efectuou um voo de mais de cinco dias por cima dos Balcãs, a bordo de um bombardeiro Vultee-V.
Mais tarde, foi nomeada Instrutora Chefe, tendo estado ao serviço da Força Aérea até 1955. Foi seguidamente membro do Conselho Executivo da Aviação Turca. Ao todo, Sabiha Gökçen voou durante cerca de 28 anos, totalizando mais de 10 000 horas de voo em quinze aparelhos diferentes.
Ela foi também uma fonte de inspiração para numerosas mulheres que seguiram carreiras na aviação. Um aeroporto de Istambul tem o seu nome.
Era filha adoptiva de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da República da Turquia. Sabiha perdera o pai e a mãe durante a Primeira Guerra Mundial. Atatürk encontrou-a quando de uma visita à cidade de Bursa em 1925. Com apenas doze anos e vivendo com grandes dificuldades, ela demonstrou o desejo de estudar. Atatürk, adoptou-a e pô-la a estudar, primeiro num colégio em Ancara e depois num liceu para raparigas em Istambul.
Atatürk, que tinha muita esperança no futuro da aviação, criou uma escola da especialidade, que foi inaugurada em 1935. Depois da cerimónia inaugural, houve uma apresentação de planadores e pára-quedistas estrangeiros e ele propôs a Sabiha a carreira de pára-quedista, o que ela aceitou, inscrevendo-se como primeira estagiária feminina. O que lhe interessava mais, porém, era poder pilotar um avião. Obteve em pouco tempo a licença de pilotagem e foi enviada para a União Soviética, juntamente com oito outras pessoas, para aperfeiçoar a formação.
No princípio de 1936, Atatürk pediu-lhe para se apresentar na Academia da Força Aérea Turca, «para se tornar na primeira mulher piloto de combate do mundo». Seguiu uma formação adequada, voando em aparelhos Bréguet e Curtiss Hawk II. Aprendeu depois a pilotar bombardeiros na base de Eskişehir. Em 1938 efectuou um voo de mais de cinco dias por cima dos Balcãs, a bordo de um bombardeiro Vultee-V.
Mais tarde, foi nomeada Instrutora Chefe, tendo estado ao serviço da Força Aérea até 1955. Foi seguidamente membro do Conselho Executivo da Aviação Turca. Ao todo, Sabiha Gökçen voou durante cerca de 28 anos, totalizando mais de 10 000 horas de voo em quinze aparelhos diferentes.
Ela foi também uma fonte de inspiração para numerosas mulheres que seguiram carreiras na aviação. Um aeroporto de Istambul tem o seu nome.
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