quinta-feira, 5 de março de 2009

EFEMÉRIDEGerardo Mercator ou Gerardus Mercator, de seu verdadeiro nome Gerard de Cremere (ou Kremer), matemático, geógrafo e cartógrafo flamengo, nasceu em Rupelmonde, município belga de Kruibeke, na Flandres, em 5 de Março de 1512. Morreu em Duisbourg, no dia 2 de Dezembro de 1594.
Estudou na Holanda e depois em Lovaina, onde se fixou, dedicando-se à feitura de globos terrestres e mapas. Nunca viajou muito, mas desenvolveu durante a juventude o interesse pela geografia como um meio de ganhar a vida. Em 1569, desenvolveu matematicamente a famosa projecção cilíndrica do globo terrestre, sobre uma carta plana, revolucionando a cartografia da época, embora ainda com graves distorções ao nível das superfícies ocupadas.
A sua obra é considerada como um marco importante no processo de representação da Terra, a seguir aos Descobrimentos. Em 1569 publicou as 18 folhas da “Projecção de Mercator” que fornecia finalmente aos navegadores uma real descrição dos contornos das terras.
Teve vários problemas com as autoridades eclesiásticas, que o acusavam de heresia. Tem sido sempre assim ao longo dos séculos, com a Igreja não coabitando facilmente com a Ciência e com a alteração de “ideias feitas”. Foi obrigado a deixar Lovaina para, dez anos mais tarde, ser preso em Anvers, conseguindo no entanto reconquistar a liberdade.
O filho, Rumold Mercator, concluiu a obra do pai, publicando mais alguns mapas em 1595, pouco depois da sua morte.
O Museu Mercator em Sint-Niklass, na Bélgica, tem uma exposição permanente com trabalhos sobre a vida e o legado de Mercator.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...