segunda-feira, 23 de março de 2009

EFEMÉRIDEJosé Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos, general e político português, nasceu em Ponte de Lima no dia 23 de Março de 1867. Faleceu na mesma cidade em 3 de Janeiro de 1955.
Fez os primeiros estudos num colégio em Braga e, em 1880, veio para Lisboa onde estudou na Escola Académica. Quatro anos depois matriculou-se na Faculdade de Matemática. Fez depois o Curso da Escola do Exército e, em 1898, partiu para a ex Índia Portuguesa, onde organizou o cadastro das terras. Foi director dos Serviços de Agrimensura e, acabada a comissão, viajou por Macau e pela China em missões diplomáticas.
O seu regresso a Portugal coincidiu com a proclamação da República. Dispôs-se desde logo a servir o novo regime, sendo nomeado Chefe do Estado-Maior da 5ª divisão militar.
Em 1912 tomou posse como Governador-Geral de Angola. A sua actuação nesta colónia foi muito importante, na medida em que impulsionou fortemente o seu desenvolvimento, protegendo-a, de certo modo, da ameaça contínua que pairava sobre o domínio colonial português, por parte da Inglaterra, da Alemanha e da França.
Foi depois chamado ao Governo, ocupando o cargo de Ministro das Colónias. Em 1917, um golpe revolucionário obrigou-o a exilar-se em Londres, por divergências com o novo governo. Regressou à pátria e foi delegado de Portugal à Conferência da Paz (1919). Mais tarde foi promovido a general por distinção e nomeado Alto-comissário da República em Angola. Em Junho de 1924 exerceu as funções de Embaixador de Portugal em Londres, cargo de que foi afastado quando da instauração da Ditadura Militar.
Em 1929 foi eleito grão-mestre da Maçonaria Portuguesa. Participou nas campanhas presidenciais de 1949, reivindicando a liberdade de propaganda e uma melhor fiscalização dos votos. O regime de Salazar recusou-se a satisfazer estas exigências. Obteve vastos apoios populares e o apoio de membros da oposição. Devido à falta de liberdade e prevendo fraudes eleitorais, acabou por desistir da sua candidatura depois de participar em vários comícios e manifestações.
Possuía as seguintes condecorações: Grã-Cruz da Torre e Espada, Grã-Cruz de Santiago e de Avis, Grã-Cruz da Ordem Britânica de São Miguel e São Jorge e Comenda da Ordem Militar de Cristo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...