sábado, 7 de março de 2009

EFEMÉRIDEMarie Joseph Robert Anatole de Montesquiou-Fézensac, mais conhecido por Robert de Montesquiou, escritor francês, nasceu em Paris no dia 7 de Março de 1855. Faleceu em Menton, nos Alpes Marítimos, em 11 de Dezembro de 1921.
Exerceu um grande fascínio sobre os seus contemporâneos, o que fez dele um modelo para alguns heróis de romances de outros escritores, como por exemplo, o Barão de Charlus no livro “Em Busca do Tempo Perdido” de Marcel Proust.
Em 1885, Montesquiou encontrou Gabriel de Yturri, de origem peruana, que passou a ser seu secretário, seu companheiro e talvez seu amante. Embora quase certamente homossexual, Montesquiou manteve uma vida discreta, evitando cuidadosamente todos os pretextos para causar escândalos.
Montesquiou foi, em vida, violentamente contestado, mas também suscitou a admiração apaixonada de uma corte de discípulos e amigos que sempre o rodearam.
Sustentou as elites artísticas da sua época: Stéphane Mallarmé e Paul Verlaine na poesia; Claude Debussy na música e Paul Helleu na pintura.
Montesquiou publicou onze livros de poesia, três romances, três volumes de memórias e numerosas obras críticas. A sua poesia, que ele considerava a parte mais importante do que escrevia, é geralmente apelidada de «delicada e afectada». Em contrapartida, Marcel Proust considerou Montesquiou um «mestre da beleza literária» de toda uma geração.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...