segunda-feira, 16 de março de 2009

EFEMÉRIDEJerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch, comediante, actor, produtor, director, realizador e escritor do cinema norte-americano, nasceu em Newark no dia 16 de Março de 1926.
Iniciou a sua carreira artística como parceiro de Dean Martin, formando uma dupla cómica que fez grande sucesso no cinema internacional até ao meio dos anos 50. Divergências na concepção dos filmes e talvez um certo ciúme profissional fizeram com que a dupla se desfizesse em 1956. A partir daí Jerry Lewis tomou o controlo da sua carreira e, além de actor, veio a trabalhar como director e produtor de vários dos seus filmes, alcançando grandes êxitos de bilheteira e mantendo-se como um dos principais astros de Hollywood até 1966. A sua carreira de actor entrou então em declínio. Nos anos 70, Jerry fez vários programas na televisão americana, ainda com grande êxito.
Tem uma estrela com o seu nome na Calçada da Fama em Hollywood. Em 1976, Jerry e Dean Martin reencontraram-se numa festa de beneficência organizada por Frank Sinatra.
Nos anos 80 Jerry Lewis aceitou voltar ao cinema para fazer alguns papéis dramáticos e também participou numa série de televisão.
Em 2009 ganhou o Prémio Jean Hersholt, o “Oscar Humanitário”, por ter contribuído para a criação da Associação de Distrofia Muscular no início dos anos 50 e por continuar com este trabalho voluntário. É detentor da Legião de Honra Francesa.
No seguimento de uma queda, ia ficando paralisado e a dor lancinante que sentia quase que o levou ao suicídio. A dor foi em parte atenuada com a instalação de um dispositivo electrónico nas costas. Em 2008 ainda trabalhou num filme de animação (The Nutty Professor). Completa hoje 83 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...