EFEMÉRIDE – Sarah Lois Vaughan, cantora norte-americana de jazz, nasceu em Newark no dia 27 de Março de 1924. Faleceu em Hidden Hills na Califórnia, em 3 de Abril de 1990. Juntamente com Billie Holiday e Ella Fitzgerald é considerada uma das mais importantes e influentes vozes femininas do jazz.
O pai de Sarah Vaughan era carpinteiro e guitarrista amador. A mãe era lavadeira. Ambos migraram para Newark durante a Primeira Guerra Mundial. Sarah, que começou a ter lições de piano com a idade de sete anos e cantou no coro de uma igreja, passou a dedicar-se verdadeiramente ao canto, quando venceu um concurso para amadores no Teatro Apollo de Harlem.
A sua voz caracterizava-se por uma tonalidade grave, pela sua enorme versatilidade e pelo seu controlo do vibrato.
Ingressou na Orquestra de Earl Hines e depois na Orquestra Modernista. Foi muito influenciada por Charlie Parker e Dizzy Gillespie, membros da orquestra, com os quais gravou uma magnífica versão de “Uma noite na Tunísia” sob o nome de “Interlúdio”.
Em 1949 assinou um contrato com a “Columbia”, tendo feito muitas gravações de qualidade e com enorme êxito. Em 1958 gravou um álbum com a orquestra de Count Basie,
Nos anos 1960 a sua voz perdeu um pouco do virtuosismo, mas ganhou em profundidade, como ficou provado com a sua notável performance no Tivoli de Copenhaga em 1963 e no Monterey Jazz Festival de 1971. Gravou igualmente com várias orquestras sinfónicas de renome.
Sem comentários:
Enviar um comentário