sábado, 22 de maio de 2010

EFEMÉRIDE Charles Aznavour, de seu nome original Shahnourh Varinag Aznavourian, cantor, autor-compositor e actor francês de origem arménia, nasceu em Paris no dia 22 de Maio de 1924. Reside em Genebra.
Foram os seus pais, que eram artistas emigrantes, que o introduziram no mundo do espectáculo. Começou a actuar como cantor e comediante aos nove anos de idade e logo assumiu o nome artístico de “Charles Aznavour”.
O seu primeiro salto para a celebridade aconteceu quando, em 1946, a cantora Édith Piaf o ouviu cantar e o levou consigo numa tournée pela França e pelos Estados Unidos.
Além de ser um dos mais populares cantores de França, ele é igualmente um dos cantores franceses mais conhecidos no estrangeiro. Actuou também em mais de 60 filmes, compôs cerca de 1000 canções (incluindo 150 em inglês, 100 em italiano, 70 em espanhol e 50 em alemão) e já vendeu mais de 100 milhões de discos. Além das línguas citadas, cantou também em arménio, russo e português.
Que c'est triste Venise”, cantada em várias línguas, é uma das suas mais famosas canções. Nos anos 1970, tornou-se um cantor de sucesso na Grã-Bretanha com a canção “She”.
Em 1997 o governo francês condecorou-o com a Legião de Honra. No ano seguinte, foi eleito “Artista de Variedades do Século” pela CNN e pelos usuários da “Time Online” espalhados pelo mundo, à frente de Elvis Presley e de Bob Dylan.
Aznavour começou a sua “tournée de despedida” no fim de 2005 e prevê que ela durará até este ano, se a saúde lho permitir.
Desde 2001, há uma praça com o seu nome em Erevan, capital do seu país de origem. Depois de obter a cidadania arménia em 2008, aceitou tornar-se embaixador da Arménia na Suíça. O anúncio oficial dessa nomeação foi feito em 6 de Maio de 2009.
Entre os artistas que interpretaram canções suas, salientam-se Fred Astaire, Bing Crosby, Ray Charles, Liza Minelli, Elvis Costello e Plácido Domingo.
Desde a morte de Frank Sinatra, Aznavour é considerado um dos últimos monstros sagrados da canção. Completa hoje 86 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...