EFEMÉRIDE – Claude "Claudius" Honoré Desiré Dornier, engenheiro aeronáutico alemão, construtor de aviões e fundador da empresa Dornier, nasceu em Kempten im Allgäu no dia 14 de Maio de 1884. Faleceu em Zoug, na Suíça, em 5 de Dezembro de 1969.
Filho de um francês, importador de vinhos, e de uma alemã, Claude Dornier cresceu e frequentou a escola na Baviera, tendo já então grande interesse pela ciência. Mudou-se depois para Munique, onde se licenciou em 1907 na Universidade Técnica.
Como engenheiro, trabalhou em cálculos de resistência de materiais na “Nagel Engineering Works” em Karlsruhe. Em 1910 entrou para a “Luftschiffbau Zeppelin”, onde as suas capacidades rapidamente atraíram a atenção de Ferdinand von Zeppelin. Foi logo designado como orientador/conselheiro da equipa científica.
Dornier começou a criar novos desenhos, a estudar novos materiais, novas ligas metálicas e estruturas mais leves. Mais tarde, projectou grandes hidroaviões, concebendo em 1922 o legendário “Dornier Wal ”.
Graças à sua concepção de propulsores, construiu aviões que já atingiam 350 km/h nos anos 1930 e 750 km/h durante a Segunda Guerra Mundial.
Um dos seus filhos, Peter Dornier, prosseguiu o trabalho do pai e participou na reconstrução da indústria aeronáutica alemã depois da Guerra. O legado de Claudius Dornier permaneceu nos aviões que receberam o seu nome depois da sua morte, como o “Dornier Do 18” e o “Dornier Do X”, o "barco voador" de 12 motores, o maior e mais potente avião do mundo durante décadas.
Filho de um francês, importador de vinhos, e de uma alemã, Claude Dornier cresceu e frequentou a escola na Baviera, tendo já então grande interesse pela ciência. Mudou-se depois para Munique, onde se licenciou em 1907 na Universidade Técnica.
Como engenheiro, trabalhou em cálculos de resistência de materiais na “Nagel Engineering Works” em Karlsruhe. Em 1910 entrou para a “Luftschiffbau Zeppelin”, onde as suas capacidades rapidamente atraíram a atenção de Ferdinand von Zeppelin. Foi logo designado como orientador/conselheiro da equipa científica.
Dornier começou a criar novos desenhos, a estudar novos materiais, novas ligas metálicas e estruturas mais leves. Mais tarde, projectou grandes hidroaviões, concebendo em 1922 o legendário “Dornier Wal ”.
Graças à sua concepção de propulsores, construiu aviões que já atingiam 350 km/h nos anos 1930 e 750 km/h durante a Segunda Guerra Mundial.
Um dos seus filhos, Peter Dornier, prosseguiu o trabalho do pai e participou na reconstrução da indústria aeronáutica alemã depois da Guerra. O legado de Claudius Dornier permaneceu nos aviões que receberam o seu nome depois da sua morte, como o “Dornier Do 18” e o “Dornier Do X”, o "barco voador" de 12 motores, o maior e mais potente avião do mundo durante décadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário