sexta-feira, 21 de maio de 2010

EFEMÉRIDE Rajiv Gandhi, primeiro-ministro da Índia (1984/1989) e líder do Partido do Congresso Nacional Indiano, foi assassinado em Sriperumbudur, Tamil Nadu, no dia 21 de Maio de 1991. Nascera em Bombaim, em 20 de Agosto de 1944. Neto de Jawaharlal Nehru e filho mais velho de Indira Gandhi, sucedeu à mãe no governo indiano, após a morte dela, também por assassinato. Dois meses mais tarde, venceu as eleições legislativas.
Estudou na Universidade de Cambridge em Inglaterra, onde conheceu a sua futura mulher. Rajiv, antes de entrar na política, foi piloto de aviões comerciais. Casou-se com a italiana Sonia Antonia, que lhe sucedeu como líder do Partido do Congresso da Índia.
Durante o seu mandato de primeiro-ministro trouxe um certo dinamismo para esta função. Rompeu com a política pró-URSS de sua mãe e iniciou a liberalização da economia, suprimindo as licenças administrativas para as empresas, encorajando o desenvolvimento das telecomunicações e reforçando os laços com os Estados Unidos.
O seu governo foi, no entanto, manchado pelo escândalo Bofors, assim conhecido por envolver uma sociedade sueca com este nome e a entrega de 40 milhões de dólares a políticos indianos em troca de vários contratos. Isto levou à derrota do Partido do Congresso nas eleições de 1989.
A intervenção militar do seu governo (1987/1989) na guerra civil, que opôs o Sri Lanka e os independentistas do povo tamil, conduziram ao seu assassinato pelos militantes do LTTE, utilizando um explosivo escondido num “colar” de flores, quando ele se encontrava em campanha para a sua reeleição, no Estado de Tamil Nadu.
Rajiv Gandhi foi autor de vários livros, entre eles a sua autobiografia “Todos os homens são irmãos”. O seu assassinato, como acontecera com o da mãe, levou de novo à vitória do Partido do Congresso nas eleições. A esposa italiana, juntamente com os filhos, perpetuam a tradição familiar, implicando-se na política da Índia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...