terça-feira, 18 de maio de 2010

EFEMÉRIDEFrancesco Rosario Capra, mais conhecido como Frank Capra, realizador, cenógrafo e produtor norte-americano de origem siciliana, nasceu em Bisacquino, na Sicília, em 18 de Maio de 1897. Morreu em La Quinta, Califórnia, no dia 3 de Setembro de 1991, vítima de ataque cardíaco enquanto dormia.
A família Capra chegou a Los Angeles em 1903. Frank, com seis anos, começou a estudar e a vender jornais na rua. Mais tarde, embora contrariando a vontade dos pais, ingressou na Escola Superior de Trabalhos Manuais. Durante os estudos, trabalhou em vários pequenos ofícios.
Em 1918, formou-se em engenharia química no “Troop Polytechnic Institute” mas, devido ao período de guerra, não conseguiu emprego. Sobreviveu vendendo livros, fotografias e quinquilharias, até saber que o Ginásio Israelita do Golden Gate Park, em São Francisco, ia ser transformado num estúdio de cinema. Alguns tempos depois, já Frank estava a dirigir o seu primeiro filme “A pensão de Fultah Fisher”, lançado pela Pathé em 1922.
Após o seu primeiro filme, Capra empregou-se num laboratório de São Francisco e, um ano depois, partiu para Hollywood, onde trabalhou na criação de situações cómicas e também em alguns filmes. Dirigiu três películas para a “First National”, que não tiveram sucesso. Ficou desempregado.
Harry Cohn, um dos donos da então desconhecida Columbia Pictures, escolheu o nome de Capra, numa lista de directores desempregados, apenas por intuição, acabando por ser este o ponto de partida para uma carreira brilhante.
Em Junho de 1945 recebeu das mãos do general George C. Marshall a “Medalha de Serviços Notáveis”, devido aos resultados obtidos com os documentários que produziu durante a Segunda Guerra Mundial, consciencializando os soldados para a importância da sua luta. Por recomendação de Winston Churchill, foi agraciado, igualmente, com a “Ordem do Império Britânico”.
Após a guerra, Capra fundou a “Liberty Films”, realizando o filme “A felicidade não se compra”. Posteriormente, a MGM decidiu financiar a “Liberty Films” que, em 1950, seria vendida à Paramount.
Foi nomeado seis vezes para os Oscars como “Melhor Realizador”, tendo vencido três vezes. Cinco das suas películas foram igualmente nomeadas para “Melhor Filme”, tendo ganho uma vez.
Recebeu igualmente um Globo de Ouro como “Melhor Realizador” (EUA, 1946) e um “Leão de Ouro” no Festival de Veneza de 1982, como reconhecimento pela sua carreira.
Frank Capra escreveu a autobiografia “The name above the title” e possui uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...