domingo, 16 de maio de 2010

EFEMÉRIDEGabriela Beatriz Sabatini, ex-tenista argentina, nasceu em Buenos Aires no dia 16 de Maio de 1970. É membro do “International Tennis Hall of Fame” desde 2006.
Começou a jogar aos oito anos de idade e, aos treze, conquistou o seu primeiro torneio em Miami. Já com seis títulos ganhos, incluindo o “US Open”, chegou a nº 1 no ranking de juniores, antes de ser profissional.
Gabriela tornou-se profissional em 1 de Janeiro de 1985. Obteve ao longo da sua carreira cerca de 632 vitórias em “simples” e 252 em “pares”. É, até aos dias de hoje, a mais jovem semi-finalista do “Torneio Roland Garros”. Ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988. Ao todo conquistou 27 títulos em “simples” e catorze em “pares”.
Em 1986 entrou para o Top Ten mundial, de onde nunca mais saiu até abandonar a carreira em Outubro de 1996. Tinha apenas 26 anos de idade. No momento da retirada, a imprensa divulgou rumores segundo os quais ela teria sido ameaçada de rapto.
Em 2005 os jornalistas americanos do “Tennis Magazine” elegeram-na como um dos melhores 40 campeões de ténis dos últimos quarenta anos, lista que inclui homens e mulheres. A antiga tenista argentina foi distinguida em 2006, no Dia Internacional da Mulher, com o troféu “Mulher e Desporto”, pelo Comité Olímpico Internacional e pelo Bureau Internacional do Trabalho.
Actualmente, Gabriela Sabatini é proprietária de uma cadeia de lojas que comercializa perfumes da sua autoria.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...