terça-feira, 6 de março de 2012




EFEMÉRIDEGottlieb Wilhelm Daimler, engenheiro mecânico alemão, figura chave no desenvolvimento dos motores de combustão interna a gasolina e na invenção e desenvolvimento do automóvel, morreu em Cannstatt (Estugarda) no dia 6 de Março de 1900. Nascera em Schorndorf, em 17 de Março de 1834.


Começou a trabalhar como engenheiro em Graffenstaden, na Alsácia, antes de retomar os estudos de mecânica em 1857 na Universidade de Estugarda.


Em 1869, arranjou emprego como desenhador industrial num construtor de motores em Karlsruh, onde desenvolveu um motor que funcionava com gás de iluminação. Três anos mais tarde, em 1872, tornou-se director técnico e, depois, associou-se com Nikolaus August Otto para fundar a Deutz AG, empresa construtora de motores a gás. Em 1882, deixou esta empresa para, dois anos mais tarde, com o dinheiro da sua quota, abriu um atelier independente em Cannstatt, onde melhorou o motor a quatro tempos do inventor francês Alphonse Eugène Beau de Rochas.


Em 1885, desenvolveu e construiu a primeira motocicleta do mundo. Depois, montou com sucesso o seu motor num barco, num trenó, em eléctricos e em bombas de incêndio. Em 1886, desenvolveu um veículo motorizado de quatro rodas, o que significava, na realidade, a invenção do automóvel no sentido mais moderno do termo. Em 1887, registou o brevet do seu motor Daimler de combustão interna, que marcou uma etapa importante no desenvolvimento dos automóveis e das motos.


Em 1890, fundou a Daimler Motoren Gesellschaft, rebaptizada mais tarde Daimler-Benz AG e depois Mercedes-Benz, após fusão com Karl Benz em 1926.


Em 1909, a Mercedes registou, como símbolo, a célebre estrela de três pontas, para representar as três vias que Gottlieb Daimler tinha escolhido para os seus motores (a terra, o mar e o ar), um emblema que identifica todas as suas viaturas desde 1911. Em 1978, Daimler foi incluído, a título póstumo, no Automotive Hall of Fame.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...