quarta-feira, 28 de março de 2012

EFEMÉRIDEMarianne (Persson) Fredriksson, escritora sueca, nasceu em Gotemburgo no dia 28 de Março de 1927. Morreu em Österskär, nos arredores de Estocolmo, em 11 de Fevereiro de 2007.
Antes de se tornar escritora, foi jornalista em vários jornais e magazines suecos, entre os quais o “Goteborgs-Tidningen” e o “Svenska Dagbladet”. O seu trabalho nesta área valeu-lhe o Stora Journalist-priset, o equivalente sueco do Prémio Pulitzer do Jornalismo.
Só em 1980, em consequência de uma crise pessoal, iniciou a sua carreira como romancista, o que lhe traria importantes distinções literárias nacionais e estrangeiras.
Todas as obras que escreveu foram traduzidas para inglês, alemão e outras línguas, num total de 47 idiomas. O tema central da sua escrita era a amizade porque, segundo defendia, «no futuro, a amizade será mais importante que o amor». Nos seus primeiros livros, a autora tratou temas bíblicos, passando em seguida para as sagas familiares, sem esquecer questões como a violência contra as mulheres. A última obra que escreveu, “Ondskans leende”, foi publicada em 2006.
Quando do seu falecimento, o primeiro-ministro sueco afirmou, num comunicado, que «a Suécia acabava de perder uma escritora que, com os seus livros, conseguira seduzir os leitores de uma forma única e exemplar».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...