sexta-feira, 23 de março de 2012




EFEMÉRIDE – Maria Lídia Amado Franco, actriz portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 23 de Março de 1944.


Começou a sua carreira artística como bailarina, na Companhia Portuguesa de Bailado, no Grupo Fernando Pessoa, no Grupo Experimental de Ballet da Fundação Calouste Gulbenkian e no Théâtre Royal de la Monnaie, sob a direcção de Maurice Béjart.


Mais tarde, optou pela frequência de um curso de teatro no British Theatre Association em Londres, como bolseira do British Council e da Fundação Calouste Gulbenkian.


Iniciou a sua carreira de actriz no Teatro Estúdio de Lisboa, vindo depois a participar em espectáculos no Teatro de Animação de Setúbal, no Teatro Experimental de Cascais, no Grupo 4, na Barraca, na Comuna, no Teatro Villaret, na Acarte, no Teatro Ibérico, no Centro Cultural de Belém, nos Artistas Unidos, no Teatro Trindade, no Teatro Maria Matos, no Teatro da Mala Posta, no Teatro Nacional D. Maria II e no Cheltenham Festival Theatre em Inglaterra. Já representou também em Espanha, no Brasil, na Venezuela, na Bélgica e no Canadá. Em 1965, ficou classificada em 2º lugar na eleição de Miss Objectiva 1965, no Brasil.


No cinema, trabalhou com os realizadores Manuel Guimarães, Arthur Duarte, Perdigão Queiroga, Henrique Campos, João César Monteiro, António-Pedro Vasconcelos, António da Cunha Teles, Lauro António, António Macedo, Eduardo Geada, Manoel de Oliveira, João Canijo, João Botelho e Michel Serrault, entre outros.


Obteve o Prémio de Interpretação em Televisão e o Prémio de Interpretação em Rádio, em programas de Herman José, e o Prémio Actriz Revelação pelo programa “O Tal Canal”, atribuídos pelo semanário “Sete” e pela revista “Nova Gente”. Fez parte dos Júris do Festival Internacional de Cinema de Tróia e do Festival Internacional de Cinema Cine-eco.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...