quarta-feira, 7 de março de 2012




EFEMÉRIDEIvan Lendl, ex-tenista profissional checoslovaco, naturalizado norte-americano em 1992, nasceu em Ostrava no dia 7 de Março de 1960. Foi o primeiro Campeão do Mundo de Juniores na história do ténis (1978) e um dos mais vitoriosos jogadores dos anos 1980 e do início da década de 1990. É considerado um dos melhores tenistas de todos os tempos.


Era um jogador talentoso, que se caracterizava pela sua frieza nos courts e pelo seu profissionalismo a toda a prova. Na sua geração, enfrentou tenistas de grande classe como Mats Wilander, Boris Becker e John McEnroe.


Possui o recorde de maior número de sets consecutivos vencidos (52 em 1986) e tem um dos mais valiosos palmarés do ténis moderno: 270 semanas como número um do Ranking da ATP, oito torneios do Grande Chelem, 147 títulos (dos quais 94 registados pela ATP) e uma Taça Davis. A sua grande frustração foi o facto de nunca ter ganho um Torneio de Wimbledon.


Abandonou as competições em 1994. É membro do International Tennis Hall of Fame desde 2001. Vive em Greenwich no Connecticut (Estados Unidos). Fala checo, polaco, russo, inglês e alemão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...