sábado, 3 de março de 2012




EFEMÉRIDEHenrique Teixeira de Sousa, médico e escritor cabo-verdiano, morreu em Oeiras, Portugal, no dia 3 de Março de 2006. Nascera na Ilha do Fogo em 9 de Setembro de 1919.


Teixeira de Sousa licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa (1945), tendo frequentado no ano seguinte o Instituto de Medicina Tropical do Porto. Tirou mais tarde a especialidade de Nutricionista e foi inicialmente colocado como médico em Timor.


Fixou-se depois na sua ilha natal, onde se notabilizou na acção de criar as estruturas mínimas de saúde pública. Mais tarde, trabalhou na ilha de São Vicente, onde foi também presidente da Câmara Municipal do Mindelo. Após a reforma, veio residir em Oeiras, onde viveu até ao fim dos seus dias.


Entre as suas obras, salientam-se: o livro de contos “Contra mar e vento”; a trilogia “Ilhéu de contenda”, “Xaguate” e “Na Ribeira de Deus”; e os romances “Capitão de Mar e Terra”, “Djunga” e “Entre duas Bandeiras”. Fez parte do movimento literário Claridoso, ligado à revista “Claridade”. Henrique Teixeira de Sousa é um dos ícones da literatura de Cabo Verde, ao lado de Manuel Lopes, Eugénio Tavares e Jorge Barbosa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...