terça-feira, 13 de março de 2012




EFEMÉRIDENeil Sedaka, cantor, pianista e compositor norte-americano, de origem turca e judaica, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 13 de Março de 1939.


Quando começou a interessar-se pela música, a sua ambição era tornar-se pianista de concerto. Durante os estudos, porém, voltou-se para uma música mais viva, abandonando a clássica em benefício da pop-music. Fez parceria com Howard Greenfield na composição de muitas canções de sucesso, tanto para si como para outros cantores. A voz de Sedaka é identificada como de tenor.


Em 1958 gravou, por sua conta, o primeiro disco. A editora RCA tomou conhecimento desta gravação e propôs-lhe de imediato um contrato. No ano seguinte, o seu segundo disco “I go ape” proporcionou-lhe o primeiro Disco de Ouro, seguindo-se um segundo com o seu maior sucesso de sempre “Oh Carol” e ainda um terceiro, em 1962, com “Breaking up is hard to do”. Muitas outras canções de Neil Sedaka tiveram enorme êxito, desde os finais da década de 1950 e o início dos anos 1960 até à actualidade.


Quando o grupo sueco ABBA estava no início da carreira, Neil ajudou-os a fazer a versão em inglês de “Ring Ring”, uma das primeiras canções do grupo nessa língua e que foi incluída no álbum com o mesmo nome em 1973.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...