segunda-feira, 16 de setembro de 2013

16 DE SETEMBRO - FRANS EEMIL SILLAMPÄÄ



EFEMÉRIDEFrans Eemil Sillanpää, escritor finlandês, Prémio Nobel da Literatura em 1939, nasceu em Hämeenkyrö no dia 16 de Setembro de 1888. Morreu em Helsínquia, em 3 de Junho de 1964. Pertencia à tendência neo-realista psicológica. O seu principal romance, “Santa Miséria” (1919), evoca a guerra civil finlandesa.
Filho de camponeses do oeste da Finlândia, depois de ter completado a escolaridade normal no Liceu de Tempere, começou a estudar biologia na universidade da capital finlandesa em 1908. Abandonou os estudos em 1913, para escrever artigos para o jornal “Uusi suometar”, enveredando depois pela vida literária. Escreveu o seu primeiro romance em 1916 (“A Vida e o Sol”).
Sillanpää foi autor de cerca de vinte romances ou recolhas de novelas. Os personagens por ele criados pertencem quase todos ao universo rural finlandês: serviçais, camponeses ou pequenos proprietários. Eles seguem os seus destinos, muitas vezes decadentes, com uma resignação passiva ou uma indiferença serena. A vida e a natureza são por ele evocadas de um modo lírico, proporcionando-lhes alguns períodos de remissão e de felicidade fugaz.
Um dos seus poemas, escrito em 1939, foi musicado no ano seguinte para constituir um canto patriótico (“Sillanpään marssilaulu”). Sete das suas obras foram adaptadas ao cinema entre 1937 e 1988.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...