domingo, 29 de setembro de 2013

29 DE SETEMBRO - CARSON MCCULLERS


 
EFEMÉRIDECarson McCullers, de seu verdadeiro nome Lula Carson Smith, romancista e novelista norte-americana, morreu em Nyack, Nova Iorque, no dia 29 de Setembro de 1967. Nascera em Colombus, Geórgia, em 19 de Fevereiro de 1917. Escreveu a sua primeira novela aos 16 anos (“Sucker”).
Depois dos estudos na Universidade de Columbia e, posteriormente, na Universidade de Nova Iorque, publicou – em 1936 – a novela “Wunderkind” e começou a trabalhar no seu primeiro romance “O coração é um caçador solitário” (intitulado inicialmente como “O Mudo”), que seria editado em 1940, tinha ela portanto 23 anos. Em 1937, casara-se com Reeves McCullers, indo morar para Charlotte, na Carolina do Norte.
Em 1941, publicou “Reflexos num olho de oiro”. Cinco anos depois, publicou o seu terceiro romance “The Member of the Wedding”, conheceu pessoalmente Tennessee Williams e partiu para uma viagem pela Europa juntamente com o marido.
Em 1947, em virtude de problemas de saúde, tentou suicidar-se, sendo hospitalizada em Nova Iorque. Em 1952, o casal instalou-se em França. No ano seguinte, Carson McCullers regressou aos Estados Unidos, após o suicídio do marido. O seu último romance, “O Relógio sem ponteiros”, foi publicado em 1961. Faleceu em 1967, vítima das sequelas de uma hemorragia cerebral.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...