quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

14 DE JANEIRO - MURRAY BOOKCHIN

EFEMÉRIDEMurray Bookchin, escritor e militante anarquista norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 14 de Janeiro de 1921. Morreu em Burlington, Vermont, em 30 de Julho de 2006.
Na juventude, foi influenciado pelo marxismo e, mais tarde, derivou para o trotskismo. Gradualmente, foi ficando desiludido com a coerção que considerava inerente àquelas correntes políticas. Em alguns meios, ficou conhecido por fazer críticas devastadoras ao marxismo, usando curiosamente a linguagem marxista convencional. Nos anos 1960, foi membro da Liga Libertária.
Nas décadas 1950/60, escreveu sobre os legados da filosofia social utópica e da teoria crítica, mudando a primazia do marxismo na esquerda e ligando as crises ecológicas e urbanas contemporâneas aos problemas do capital e à hierarquia social em geral.
Bookchin permaneceu um anti-capitalista radical e um defensor da descentralização da sociedade. Foi influente no movimento anti-globalização.
Em meados dos anos 1990, fundou o municipalismo libertário. Alguns dizem que, nessa época, rompeu com o anarquismo. Entretanto, o que é um facto é que as suas ideias eram – cada vez mais – uma flexibilização dos ideais anarquistas.
Murray Bookchin escreveu vários livros importantes, como “Anarquismo Pós-Escassez”, “A Ecologia da Liberdade”, “Sócio biologia ou Ecologia Social?” e outras obras tratando do Municipalismo Libertário.
Considerado nos Estados Unidos como um dos grandes pensadores da “nova esquerda”, foi o fundador da Ecologia Social, escola de pensamento que propõe uma nova visão política e filosófica da relação entre o homem e o ambiente, assim como uma nova organização social baseada no municipalismo libertário.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...