quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

13 DE JANEIRO - JOÃO, INFANTE DE PORTUGAL

EFEMÉRIDEJoão de Portugal, infante da dinastia de Avis, filho do rei D. João I e de sua mulher, a rainha D. Filipa de Lencastre, nasceu em Santarém no dia 13 de Janeiro de 1400. Morreu em Alcácer do Sal, em 18 de Outubro de 1442.
Foi o 3º condestável de Portugal, sucedendo a Nuno Álvares Pereira); 10º mestre da Ordem de Santiago; e ainda 1º senhor de Reguengos, Colares e Belas. Em 1424, casou-se com a sua sobrinha Isabel, filha do primeiro duque de Bragança.
Durante o reinado de D. Duarte, João juntou-se ao irmão Pedro, duque de Coimbra, na contestação à expedição a Tânger que haveria de acabar em desastre. Defendeu ainda a entrega da cidade de Ceuta, conquistada em 1415 em troca da liberdade do Infante Santo, mesmo contra a vontade do próprio.
No início do reinado do seu sobrinho, Afonso V de Portugal, a regência do reino foi entregue a Leonor de Aragão, a rainha-mãe. Esta decisão testamentária do falecido rei provocou contestação popular e ameaças de motins em Lisboa. Foi João que se instalou na capital, para evitar tal rebelião. Depois, recusando as ofertas de aliança de Leonor e Afonso, conde de Barcelos (futuro duque de Bragança), defendeu a realização de cortes para nomear como regente o duque de Coimbra. Faleceu aos 42 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...