terça-feira, 5 de janeiro de 2016

5 DE JANEIRO - JANE WYMAN

EFEMÉRIDEJane Wyman, de seu verdadeiro nome Sarah Jane Mayfield, actriz norte-americana, nasceu em Saint Joseph, no Missouri, em 5 de Janeiro de 1917. Morreu em Palm Springs, na Califórnia, no dia 10 de Setembro de 2007.
Filha de um ex-presidente da câmara de St. Joseph, foi incentivada pela mãe, que a queria transformar numa menina-prodígio. Após várias tentativas infrutíferas para que ela iniciasse uma carreira artística, ambas desistiram da ideia.
Jane ingressou entretanto na Universidade do Missouri, ganhando a vida paralelamente como manicura e telefonista. Em 1932, começou a cantar na rádio, até que – em 1936 – assinou o seu primeiro contrato com a Warner Brothers Pictures. O seu primeiro filme foi “Gold Diggers of 1937, rodado em 1936. Estrelou depois dois filmes de estúdio: “Brother Rat” em 1938 e a sequência, “Brother Rat and a Baby”, em 1940.
Durante dez anos, fez pequenos papéis em filmes secundários da Warner. Foi então cedida a outra produtora para protagonizar “The Lost Weekend” (1945), filme que veio a vencer o Oscar. A partir dali, foi reconhecido o seu talento e integrou os filmes “The Yearling” (1946), que lhe valeu a primeira nomeação para o Oscar de Melhor Actriz, e “Magic Town” (1947).
A Warner utilizou-a depois no papel de uma jovem surda-muda, vítima de estupro, em “Johnny Belinda” (1948), que lhe deu o Oscar de Melhor Actriz. Teve mais duas nomeações para os Oscars: em 1951 com “The Blue Veil” e em 1954 com “Magnificent Obsession”.
Jane foi a primeira esposa do ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, com quem esteve casada de 1940 a 1948. Reagan foi o terceiro marido da actriz, e o único com quem teve filhos, dois biológicos e um adoptivo. Uma filha, Maureen Reagan, é cantora e actriz de televisão.
Contracenou com célebres astros do cinema: Ray Milland, Gregory Peck, Marlene Dietrich, Charles Laughton, Bing Crosby, James Stewart, David Niven, Rock Hudson e Kirk Douglas, entre muitos outros. Entrou em filmes de grandes realizadores como Alfred Hitchcock, Billy Wilder, Frank Capra e Tennessee Williams.
Jane Wyman, que nos anos 1980 participou na popular série de TV “Falcon Crest”, foi casada cinco vezes. Afastou-se do cinema em 1993, falecendo aos 90 anos, vítima de artrite e diabetes. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...