sábado, 30 de janeiro de 2016

30 DE JANEIRO - JOHN BARRY

EFEMÉRIDEJohn Barry, de seu verdadeiro nome Jonathan Barry Prendergast, maestro e compositor britânico de música para filmes, vencedor de cinco Oscars de Melhor Banda Sonora, morreu em Oyster Bay Long Island, no estado de Nova Iorque, em 30 de Janeiro de 2011. Nascera em York no dia 3 de Novembro de 1933.
Compôs, entre muitas outras, as bandas sonoras de onze filmes de James Bond. Sem dúvida que foi ele quem criou as directrizes para as músicas do 007, usadas pelos compositores que se lhe seguiram. Escreveu também temas musicais para várias séries com grande sucesso na televisão.
O pai de Barry possuía uma cadeia de cinema em York (norte de Inglaterra) e a mãe tinha grande talento musical, mas não quis enveredar pela carreira de pianista.
Barry, que parecia estar destinado a seguir as pisadas do pai, começou por ser projeccionista de cinema e sentiu-se depois atraído pela música. Fez a sua aprendizagem de piano com Francis Jackson, mestre de música na Catedral de York. Estudou depois jazz com Bill Russo. Foi justamente num grupo de jazz que iniciou a sua carreira musical, depois de ter cumprido o serviço militar. Fundou depois o grupo John Barry Seven, antes de começar a escrever música para cinema.
O seu primeiro trabalho foi para o filme “Beat Girl”, em 1960. Seguidamente, começou a elaborar o indicativo musical dos filmes de James Bond, que se tornaria um dos temas musicais mais conhecidos no mundo. Compôs depois as músicas dos filmes do 007 até aos anos 1980.
Por ter também composto músicas para grandes produções cinematográficas, como “Out of Africa”, é considerado um dos maiores compositores contemporâneos de música para fines, ao lado – por exemplo – de Maurice Jarre, Michel Legrand e Ennio Morricone. John Barry compôs músicas facilmente identificáveis, num estilo romântico com mais ou menos laivos de jazz.
Foi o primeiro marido da actriz e cantora Jane Birkin, com quem teve uma filha, já falecida. Barry morreu aos 77 anos de uma crise cardíaca e sofria igualmente da doença de Alzheimer.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...