segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

4 DE JANEIRO - FLOYD PATTERSON

EFEMÉRIDEFloyd Patterson, pugilista norte-americano, primeiro bicampeão mundial de Pesados da história do boxe, nasceu em Waco, Carolina do Norte, no dia 4 de Janeiro de 1935. Morreu em New Platz, Nova Iorque, em 11 de Maio de 2006, vítima de cancro na próstata e da doença de Alzheimer.
Estudou num reformatório, onde – na parte desportiva – aprendeu pugilismo. Conquistou a Medalha de Ouro, na categoria de Médios, nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, portanto apenas com 17 anos.
Passou para a categoria de Pesados em Maio de 1956 e tornou-se o mais jovem Campeão Mundial em Novembro, recorde que conservou até 1986, ano em que Mike Tyson se sagrou campeão aos 20 anos e 5 meses.
Depois de uma série de combates em que defendeu o seu título, foi batido pelo sueco Ingemar Johansson em 1959. Desforrou-se no ano seguinte, vitória que confirmou no terceiro combate que os dois pugilistas disputaram em 1961.   
Em 1962, perdeu o título para Sonny Liston. Nunca mais o conseguiu reconquistar. A última tentativa mal sucedida, contra Muhammad Ali, convenceu-o a retirar-se dos ringues aos 37 anos de idade.
Foi co-autor, juntamente com Bert Randolph Sugar, do livro “Basic boxing”, ilustrado com desenhos e fotografias.
Foi considerado o Melhor Pugilista do Ano em 1956 e 1960, pela revista “Ring Magazine”. Combates seus foram também considerados Combate do Ano em 1960 (contra Johansson) e 1965 (contra Chuvalo). É membro do International Boxing Hall of Fame desde 1991.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...