sábado, 16 de janeiro de 2016

16 DE JANEIRO - RICARDO FERRAZ

EFEMÉRIDERicardo da Costa Ferraz, treinador de pugilismo português, nasceu em Lisboa no dia 16 de Janeiro de 1926. Morreu na mesma cidade, em 19 de Janeiro de 2006. Foi conhecido também como o “Senhor Boxe” ou o “Zé das Toalhas”. Embora tendo treinado algumas equipas de futebol, foi no boxe que se tornou uma figura de referência, como atleta, técnico e dirigente.
Desde jovem que se sentiu dividido entre a prática do boxe e do futebol, razão pela qual – para além de iniciar a sua vida como pugilista em 1946, no Clube Águias do Alto Pina – tenha sido igualmente futebolista de vários clubes, acabando o seu percurso no Vitória Clube de Lisboa. Foi então que começou a distinguir-se como formador de pugilismo. Enquanto cumpria o serviço militar, na Marinha, como fuzileiro, aproveitou para treinar os colegas, surgindo assim a sua grande paixão como técnico da modalidade.
Anos mais tarde, iniciou a sua carreira profissional de treinador de boxe no Vitória Clube de Lisboa, onde obteve o primeiro prémio internacional deste clube. A partir de 1961, com a criação da modalidade no Sporting CP, Ricardo Ferraz passou a ser treinador e coordenador da sua secção de boxe. Foi também técnico na Federação Portuguesa de Boxe (1968/83).
A partir de 1971, para além das responsabilidades referidas, Ricardo Ferraz – já nessa altura, uma figura central do boxe português – ficou como responsável pelo treino da modalidade na Academia Militar e ainda como treinador da sua equipa de futebol.
Senhor de uma grande humanidade e responsabilidade cívica, a sua acção não se centrava apenas na vertente desportiva, mas também no lado social, levando para o pugilismo muitos jovens, retirando-os da rua, criando-lhes um objectivo de vida, ensinando-os a serem disciplinados e formando-os não só como atletas mas também como homens.
Fez uma carreira brilhante no Sporting CP, ocupando o cargo de treinador durante vinte e oito anos. Venceu diversos títulos, nomeadamente, catorze campeonatos nacionais, dezoito regionais e vários títulos internacionais, tendo sido treinador de grandes nomes do pugilismo nacional.
João Manuel Miguel, mais conhecido como “Paquito”, foi um dos pugilistas mais aplicados de Ricardo Ferraz e, sob a sua orientação técnica, conseguiu o feito de estar nos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980, em representação de Portugal. Nesta sua participação olímpica conseguiu chegar aos oitavos de final, entre vinte e dois participantes. Curiosamente, este pugilista viria a seguir as pisadas do seu mestre, tornando-se técnico do Sporting.
Depois de ter terminado a carreira de treinador, Ricardo Ferraz passou a desempenhar as funções de coordenador técnico da secção de boxe do Sporting. Foi ainda director técnico nacional e presidente do conselho técnico.
Foi-lhe concedida a distinção de sócio de Mérito da Associação de Boxe de Lisboa (na qual chegou a ser presidente), da Associação de Futebol de Lisboa e do Vitória Clube de Lisboa. Durante a sua longa carreira, recebeu vários louvores outorgados pela Academia Militar, tendo sido condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército.
O Sporting homenageou-o com o prémio Stromp por duas vezes e ainda com o prémio Rugidos de Leão. Fazia parte da Comissão de Honra do Centenário do Clube.
Faleceu aos oitenta anos de idade. O Sporting honrou a velha glória, decretando três dias de luto. A Academia Militar assinalou a importância e a excelência da sua contribuição profissional para o treino físico dos seus alunos. A Câmara Municipal de Lisboa decretou um voto de pesar em sua homenagem, aprovado por unanimidade. Foi deliberado atribuir o seu nome a uma rua da cidade, sugerindo-se que fosse na freguesia do Beato, tendo em conta o seu nascimento, a sua residência e o local onde era uma referência para muita gente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...