sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

29 DE JANEIRO - KATHARINE ROSS

EFEMÉRIDE Katharine Juliet Ross, actriz e escritora norte-americana, nasceu em Hollywood no dia 29 de Janeiro de 1940. A família instalou-se mais tarde em Walnut Creek.
Katharine diplomou-se na Las Lomas High School. Durante um ano, estudou no Santa Rosa Junior College, onde representou pela primeira vez, na peça “O Rei e eu”.
Mudou-se depois para São Francisco com o intuito de aprender Arte Dramática, tendo estudado durante três anos no The Actors Workshop.
A sua carreira artística começou na década de 1960, em filmes como “Shenandoah”, “The Singing Nun”, “Butch Cassidy and the Sundance Kid” e “The Graduate”. Pela sua actuação na comédia romântica “The Graduate”, em que contracenou com Dustin Hoffman, foi agraciada com o Globo de Ouro de 1968 como Melhor Actriz Estreante e com o BAFTA de 1969 na mesma categoria, Foi ainda nomeada para o Oscar (1968) de Melhor Actriz Coadjuvante.
Katharine Ross foi ainda vencedora de vários prémios na década de 1970, entre os quais um Globo de Ouro, com o filme “Voyage of the Damned” (1977). Nos anos seguintes, continuou a trabalhou no cinema e em várias filmes e séries para televisão. A partir de 1984, tornou-se também escritora para crianças, tendo publicado uma dezena de livros.
Entre 1965 e 2002, protagonizou 24 longas-metragens. Paralelamente, em 1963/2005, fez parte do elenco de 25 filmes e séries para televisão. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...