sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

22 DE JANEIRO - U THANT

EFEMÉRIDE – Maha Thray Sithu U Thant, político da Birmânia, nasceu em Pantanaw no dia 22 de Janeiro de 1909. Morreu em Nova Iorque, em 25 de Novembro de 1974. Foi secretário-geral das Nações Unidas em dois mandatos, entre 1962 e 1971. Foi escolhido para o lugar, depois do então secretário-geral, Dag Hammarskjöld, ter morrido num acidente aéreo.
Estudou no Colégio Nacional e na University College, em Rangoon. Antes de seguir a carreira política e diplomática, trabalhou nas áreas da educação e da informação, tendo sido mestre sénior e director do Colégio Nacional, em Pantanaw, e jornalista freelancer.
Em 1942, foi – durante alguns meses – secretário do Comité para a Reorganização da Educação da Birmânia. Em 1947, foi nomeado director de imprensa do Governo.
Seguidamente, foi director da Radiodifusão (1949) e secretário no ministério da Informação (1949/53). Foi ainda secretário de projectos no gabinete do primeiro-ministro (1953/57) e presidente da Comissão de Conciliação das Nações Unidas para o Congo.
Quando foi nomeado secretário-geral interino das Nações Unidas, U Thant era representante permanente da Birmânia na ONU, com o estatuto de embaixador (1957/61).
U Thant iniciou o seu mandato como secretário-geral interino, em Novembro de 1961, quando foi apontado unanimemente para o lugar pela Assembleia-geral, sob recomendação do Conselho de Segurança. Foi novamente apontado unanimemente para secretário-geral em Novembro de 1962. Nesse primeiro período do seu mandato, foi muito importante o seu papel na resolução da “crise cubana dos mísseis” e no fim da Guerra Civil do Congo.
Foi renomeado em Dezembro de 1966. Neste segundo mandato, supervisionou a admissão de muitos novos países Asiáticos e Africanos e foi um firme oponente ao regime do apartheid na África do Sul.
Esteve na origem da criação de muitas das agências de desenvolvimento e meio ambiente, e de vários importantes programas da ONU.
Durante os mandatos de U Thant, aconteceram no mundo vários factos de extrema importância – a Guerra dos Seis Dias, a Primavera de Praga, a intervenção soviética na Checoslováquia e a guerra entre a Índia e o Paquistão, que deu origem a uma nova nação – o Bangladesh.
As suas boas relações com o governo norte-americano deterioraram-se quando, publicamente, criticou a conduta americana na Guerra do Vietname. U Thant (secretamente) tentou então o diálogo entre Washington e Hanói.
Em Janeiro de 1971, anunciou categoricamente que não estaria disponível, «em nenhuma circunstância», para um terceiro mandato. Durante muitas semanas, o Conselho de Segurança manteve-se num impasse em busca de um sucessor, que veio a ser Kurt Waldheim.
U Thant suscitou a admiração de todos pela sua integridade e o seu talento de negociador paciente e subtil. Aposentou-se no fim de seu segundo mandato e faleceu três anos depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...