sexta-feira, 13 de julho de 2018

13 DE JULHO - ALEKSEI YELISEYEV


EFEMÉRIDE - Aleksei Stanislavovich Yeliseyev, cosmonauta soviético, nasceu em   Zhizdra no dia 13 de Julho de 1934. Voou em três missões do programa Soyuz como engenheiro de voo: Soyuz 5, Soyuz 8, e Soyuz 10.
Licenciado pela Bauman Higher Technical School em Moscovo, Yeliseyev trabalhou como engenheiro no departamento de design de Sergei Korolev, antes de ser seleccionado para o treino de cosmonauta.
Foi ao espaço pela primeira vez em Janeiro de 1969, a bordo da Soyuz 5, uma missão conjunta com a Soyuz 4, o primeiro acoplamento de duas naves russas no espaço, em que Yeliseyev e outro tripulante foram transferidos de naves em órbita, regressando à Terra na Soyuz 4.
Em Outubro de 1969, voltou ao espaço, desta vez para a tentativa de um primeiro acoplamento triplo com as missões Soyuz 6 e 7 em órbita, que não se concretizou por problemas na Soyuz 7. Foi a primeira e única vez, em que três naves espaciais do mesmo país estiveram simultaneamente em órbita.
A sua última missão espacial, em Abril de 1971, foi uma missão cheia de problemas. A Soyuz 10 tentou pela primeira vez uma acoplagem entre uma nave e uma estação espacial, a Salyut 1, colocada em órbita em Abril daquele mesmo ano, sendo malsucedida, por problemas na escotilha da estação. Durante a reentrada na atmosfera terrestre, o cosmonauta Nikolai Rukavishnikov, integrante da tripulação, desmaiou na cápsula devido ao vazamento de gases tóxicos no seu interior, mas felizmente a tripulação conseguiu aterrar sem danos fatais.
Após a sua retirada do programa espacial em 1985, assumiu uma posição administrativa na Escola Bauman durante vários anos, antes de se aposentar completamente.
Aleksei Yeliseyev foi condecorado como Herói da União Soviética em duas ocasiões (Janeiro e Outubro de 1969). Também recebeu por duas vezes a Ordem de Lenine. Eram as duas maiores condecorações da antiga União Soviética.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...