sexta-feira, 20 de julho de 2018

20 DE JULHO - DOBRI DOBREV


EFEMÉRIDE - Dobri Dimitrov Dobrev, pedinte búlgaro, nasceu na aldeia de Bailovo em 20 de Julho de 1914. Morreu em Kremikovtsi no dia 13 de Fevereiro de 2018.
Era também conhecido como Vovô Dobri, Velho Dobri ou O Santo de Bailovo. Andava vários quilómetros por dia para se colocar, sentado ou em pé, em frente da Catedral de Alexandre Nevsky, em Sofia, para recolher dinheiro para causas beneficentes. Dobri vivia numa humilde acomodação, tendo apenas uma reforma mensal de 80 euros. Apesar disso, doava todo o dinheiro que recolhia a instituições de caridade, orfanatos, igrejas e mosteiros. Dobri era cristão ortodoxo. O seu nome em búlgaro significa bom ou gentil.
O pai morreu na Primeira Guerra Mundial e a mãe teve de criar os filhos sozinha. Dobrev não se lembrava dos anos da sua juventude nem da escola. Decidiu casar-se por volta de 1940, ano em que a Bulgária entrou na Segunda Guerra Mundial. Num dos ataques a Sofia, uma bomba explodiu perto dele e fê-lo perder quase totalmente à audição. Dobrev e a esposa tiveram quatro filhos, dos quais apenas dois sobreviveram.
Ao longo dos anos, afastou-se dos aspectos materiais da vida e dedicou-se inteiramente ao mundo espiritual. Em 2000, com 86 anos, decidiu doar todos os seus bens à igreja ortodoxa e passou a viver modestamente numa pequena extensão, na igreja paroquial da aldeia natal. A sua missão passou a ser a de arrecadar fundos para a restauração de igrejas e mosteiros em toda a Bulgária. Foi esta nova direcção na sua vida e o exemplo que ele dava com o seu ascetismo que levou muitos a chamá-lo de O Santo de Bailovo. Desapareceu aos 103 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...