domingo, 22 de julho de 2018

22 DE JULHO - ULRICH MÜHE


EFEMÉRIDE - Friedrich Hans Ulrich Mühe, actor alemão de teatro e cinema, morreu em Walbeck no dia 22 de Julho de 2007. Nascera em Grimma, em 20 de Junho de 1953.  O seu papel mais relevante teve lugar no filme que recebeu   o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007 (“Das Leben der Anderen”).
Depois do serviço militar, Ulrich seguiu cursos na escola de teatro Hanz Otto, em Leipzig, entre 1975 e 1979. Depois dos estudos, foi contratado pelo Städtisches Theater de Karl-Marx-Stadt (actual Chemnitz). Em 1982, foi convidado por Heiner Müller para se juntar à sua troupe em Berlim. No ano seguinte, entrou para o Teatro Nacional de Berlim, onde entusiasmou os espectadores com as suas diversas interpretações na década de 1980. Distinguiu-se particularmente no papel de Hamlet, peça encenada por Heiner Müller em 1989.
Desde 1983, entrou também em diversos filmes e telefilmes, nomeadamente em “A Teia de Aranha”. Militante activo do fim do regime da RDA, foi um dos organizadores da grande manifestação de 4 de Novembro de 1989, na Alexanderplatz de Berlim. Foi casado várias vezes, tendo cinco filhos. 
No cinema, ao lado da sua esposa de então, Susanne Lothar, protagonizou “O Castelo (1996) e “Funny Games” (1997).  Em 2001, fez o papel de um terrível médico toxicómano nazi (inspirado em Mengele), no filme “Amen” de Costa-Gravas.
Em 2006, incarnou um agente da Stasi (polícia política) em “A Vida dos outros”, de Florian Henckel von Donnersmarck. Este filme teve grande sucesso junto do público e da crítica e constituiu a sua consagração mundial. Recebeu os prémios de Melhor Actor Principal do Cinema Alemão e Melhor Actor do Cinema Europeu (2006), bem assim como a Goldene Henne (Galinha de Ouro).
Pouco tempo depois da cerimónia de entrega dos Oscars, em Março de 2007, foi operado a um cancro no estômago. Faleceu poucos meses mais tarde, na sua casa de Verão em Walbeck.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...