quinta-feira, 5 de julho de 2018

5 DE JULHO - JOAQUÍN NAVARRO-VALLS


EFEMÉRIDE - Joaquín Navarro-Valls, jornalista e médico espanhol, morreu em Roma no dia 5 de Julho de 2017. Nascera em Cartagena, em 16 de Novembro de 1936.   Foi porta-voz do Vaticano durante 22 anos, entre 1984 e 2006, nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI.
Com formação em medicina psiquiátrica e jornalismo, era membro da Opus Dei desde 1970. Dedicou-se ao jornalismo e foi nessas funções que entrou no Vaticano, a pedido de João Paulo II, que queria melhorar os meios de comunicação da Santa Sé. Muitas vezes foi tido, erradamente, como sendo religioso ou sacerdote.
Estudou Medicina nas Faculdades de Granada e de Barcelona, bacharelando-se em Medicina e Cirurgia em 1961. Doutorou-se em Psiquiatria, com a tese “Transtornos psiquiátricos e traumatismos cranianos”. Foi professor ajudante de Medicina. Em 1968, formou-se em Jornalismo e, em 1980, obteve a licenciatura em Ciências da Comunicação pela Universidade de Navarra. Foi bolseiro da Universidade de Harvard.
Foi membro fundador da revista “Diagonal”, em 1964, e correspondente estrangeiro do periódico “Nosso Tempo”, em 1972. De 1977 a 1984, foi correspondente do diário “ABC” para a Itália e Mediterrâneo Oriental e enviado especial nos países da África Equatorial, Japão e Filipinas.
Foi membro do Conselho Director e, depois, presidente da Associação de Imprensa Estrangeira em Itália (1983/84). Em 1984, foi convidado pelo Papa João Paulo II para ser o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, cargo que ocupou até 2006. A partir de Janeiro de 2007, passou a presidir ao Conselho Consultivo da Universidade Campus Biomédico de Roma.
Integrou as delegações da Santa Sé nas Conferências Internacionais das Nações Unidas no Cairo (1994), Copenhague (1995), Pequim (1995) e Istambul (1996). De 1996 a 2001, presidiu o Conselho de Administração da Fundação Maruzza Lefebvre d'Ovidio para enfermos oncológicos terminais.
Foi professor da Faculdade de Comunicação Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz e doutor honoris causa em Ciências da Comunicação pelas Universidades de Valência, Nápoles e Varese; em Direito pela Universidade de Múrcia.
Durante a sua carreira profissional, recebeu mais de vinte prémios e foi condecorado pelos governos da Áustria, Suécia, Chile, Itália, Espanha, Argentina, Vaticano, Polónia e Paraguai.
Em 2009, tornou-se presidente da Telecom Italia Foundation, em Roma. Exprimia-se fluentemente em espanhol, inglês, francês e italiano. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...