sexta-feira, 6 de julho de 2018

6 DE JULHO - JET HARRIS


EFEMÉRIDE - Jet Harris, de seu verdadeiro nome Terence Hawkins, músico britânico, baixista do conjunto The Shadows, nasceu em Kingsbury no dia 6 de Julho de 1939. Morreu em Winchester, em 18 de Março de 2011.
Começou por ser clarinetista, mas tornou-se contrabaixista em grupos de jazz, como os Vipers.
No fim de 1958, integrou os The Drifters, que lançaram dois singles na Columbia Records, antes de se rebaptizarem The Shadows no ano seguinte (foi Harris quem sugeriu este nome).
Deixou o grupo em Abril de 1962, lançando-se numa carreira a solo. Obteve êxito com os seus registos instrumentais e vocais, mas o seu maior sucesso foi o single “Diamonds”, lançado no seio do duo Jet & Tony, em parceria com Tony Meehan, também ex-integrante dos Shadows. Esta gravação esteve no primeiro lugar dos hits musicais do Reino Unido, no começo de 1963.
Um acidente de automóvel, aliado a diversos problemas pessoais, forçou-o a fazer uma pausa na sua carreira no final daquele ano. Tentou regressar, a princípio sozinho e posteriormente como parte do Jeff Beck Group, mas acabou por quase se afastar da vida musical.
Foi uma longa travessia do deserto, marcada também por forte consumo de álcool. Continuou a gravar e a apresentar-se ocasionalmente, sendo ainda honrado - em 2009 - como membro da Ordem do Império Britânico.
Após dois anos de luta contra um cancro, Jet Harris faleceu em Março de 2011, na sua casa em Winchester.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...